Foto reprodução
Um dia especial para os adeptos da Revolução Bolivariana. Na mesma segunda-feira, dia 19, em que o presidente equatoriano Rafael Correa comemora sua reeleição, após vitória folgada neste domingo, o líder venezuelano Hugo Chávez anunciou ter desembarcado de volta em seu país após meses de tratamento em Cuba. Muitos acreditavam que Chávez não teria condições de saúde para fazer a viagem.
Fortalecendo os laços de solidariedade entre os dois países, Correa não perdeu a oportunidade de citar o presidente venezuelano durante as comemorações da vitória: “Aproveito para dedicar esta vitória a esse grande líder latino-americano que mudou a Venezuela, comandante Hugo Chávez Frías”.
Economista formado nos Estados Unidos, Correa, de 49 anos, venceu a eleição no primeiro turno com 57% dos votos – cerca de 30 pontos percentuais a mais que seu adversário, o direitista Guillermo Lasso. Com foco na redução da pobreza e da exclusão social, junto a um discurso crítico contundente e um fortalecimento do Estado, Correa conquistou grande popularidade entre as classes mais baixas no Equador.
Chávez, por meio de comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, felicitou o equatoriano. “O presidente da República bolivariana da Venezuela, em nome do povo e do governo venezuelanos, faz sua a alegria transbordada do povo da irmã República do Equador após a contundente vitória do líder da revolução cidadã, companheiro Rafael Correa”, diz o texto.
Em sua primeira mensagem no Twitter desde novembro, Chávez falou também sobre sua volta à Venezuela: “Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado Deus meu!! Obrigado povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento’.
Deixe um comentário