ARTE!Brasileiros 18!

A edição de número 18 da revista ARTE!Brasileiros está imperdível!

Na esteira da Art Basel Hong Kong, colocamos na arena dois nomes seminais da arte chinesa, com cacife no mercado mundial, Ai Weiwei e Cai Guo-Qiang que representam, as duas faces da China. O primeiro tem marketing próprio e tira proveito das saraivadas que toma do governo de seu país, enquanto Cai Guo-Qiang, morde e assopra o mesmo sistema, o que lhe garante trânsito livre para onde quer que vá.

No plano nacional, o multimídia José Roberto Aguilar, comenta a perda de Walter Zanini, crítico, historiador e curador que abriu as comportas para todo o tipo experimentação e ajudou a conduzir a Bienal de São Paulo à contemporaneidade. Estivemos na Art Basel Miami em diversas exposições, conferimos a crescente expansão desses eventos além de seus próprios muros e constatamos o quanto está na ordem do dia a discussão do ditado popular “nem tudo que reluz é ouro”.

No Rio de Janeiro, resgatamos as irreverências de Márcia X., a pop/performer dos anos 1980, que infelizmente já não vive mais. Em São Paulo, entrevistamos o jovem pernambucano em ascensão, Lourival Cuquinha, para descobrir por que ele é louco por dinheiro. Sustentabilidade está na ordem do dia e artistas incensados como Allora&Calzadilla, Joseph Beuys, Grupo Superflex, Robert Smithson, entre tantos outros, defendem a causa na mostra alemã, que tem a cocuradoria de Tereza de Arruda.

Já nas bancas!



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.