Segundo relatório divulgado, nessa quinta-feira, 14 de março, pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil cresceu 0,5% em relação ao último levantamento, porém, ocupa apenas a 85ª posição em um ranking com outros 187 países. Na pontuação, que pode alcançar no máximo 1, o Brasil alcança 0,73.
Entre os países considerados emergentes, os chamados BRICS, o Brasil foi o que apresentou a menor evolução de 2011 para 2012. A China cresceu 1,4%, Índia e África do Sul 1,2% e a Rússia 0,7%. Apesar disso, entre essas nações, apenas a Rússia, que ocupa a 55ª colocação, tem IDH maior que o do Brasil.
Se compararmos o Índice de Desenvolvimento brasileiro com o restante do continente sul-americano, o Brasil só é superior a Venezuela e Paraguai. Entre os principais países do continente nesse quesito, destaques para o Chile e para a Argentina, 40º e 45º no ranking, respectivamente.
Noruega, Austrália e Estados Unidos têm hoje, os mais elevados índices de desenvolvimento humano do planeta. O país nórdico soma 0,955 do total de 1, os australianos, o mais bem rankeado do hemisfério sul, vem na sequência, com 0,938 e os americanos fecham os três melhores com 0,937.
Deixe um comentário