Well, she was just 17
You know what I mean
And the way she looked was way beyond compare
So how could I dance with another
When I saw her standin’ there
(Bem, ela só tinha dezessete anos
Você sabe o que eu quero dizer
E sua aparência ia além de comparações
Então, como eu poderia dançar com outra
Quando a vi parada lá)
Esse é a primeira estrofe, da primeira música, do primeiro disco dos Beatles, Please Please Me, que hoje, dia 22 de março de 2013, completa 50 anos de seu lançamento.
O sucesso comercial foi imediato. Os ternos, os cabelos bem cortados, a cara de jovens sorridentes… Os Beatles foram, de cara, cobiçados pelas meninas, invejados pelos meninos, amados por todos!
Quem pouco conhece os Beatles, se assusta ao saber que o décimo terceiro e último álbum dos já nem tão meninos de Liverpool, Let it Be, foi lançado em maio de 1970, pouco mais de oito anos depois do primeiro.
Como explicar tanto sucesso? Por que os Beatles são cultuados como um dos maiores, se não os maiores, de todos os tempos?
Bom, é difícil (ou muito fácil) responder a essa pergunta. Um dos motivos pode ser claramente observado nas capas desses dois discos, na capa do primeiro e na capa do último, nas caras de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Os Beatles, do começo ao fim da banda, foram porta-vozes de uma geração. Na verdade, toda a revolução que acontecia na época da explosão da banda, tudo aquilo era lido, digerido e retransmitido para o público, em forma de música.
Os Beatles foram jovens inocentes que gostavam de balançar o cabelinho e berrar bem alto. Os Beatles amadureceram, entraram em contato com novas experiências, assim como os jovens daquela e de todas as épocas. E cresceram, assim como suas barbas, se engajaram, pediram chance para a paz e o fim da violência.
Talvez o sucesso dos Beatles se deva à sinceridade com que compunham, fazendo com que cada um de seus fãs se vissem retratados em algumas de suas músicas. Todos fazem festa, todos sofrem por amor, todos amam, todos buscam por dias melhores… Assim acontece hoje também. So… how could I dance with another? (Então… como eu poderia dançar com outro?)
AUMENTE O SOM E ESCUTE PLEASE PLEASE ME NA ÍNTEGRA
Deixe um comentário