Foto Reprodução
O endurecimento nas Leis de Trânsito ocorrido em dezembro de 2012 está dando bons resultados. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no Estado de São Paulo, o número de casos de acidentes de trânsito com mortos ou feridos diminuiu 6,9%.
Na comparação com o primeiro bimestre de 2012, quando 21.999 acidentes deixaram vítimas em São Paulo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2013 foram registrados 20.487 casos em todo o Estado.
Os dados apontam também que a gravidade dos acidentes também diminuiu. Os acidentes que resultaram em mortes tiveram um decréscimo de 18,9%; de 675 casos em 2012 contra 547 no mesmo período deste ano. Se considerados apenas os acidentes com feridos, a redução foi de 6,5%. Foram 21.324 casos no primeiro bimestre de 2012 e 19.940 neste ano.
Medidas mais duras
Em dezembro de 2012, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adotou medidas para tornar a legislação de trânsito mais rígida em relação ao consumo de bebidas alcóolicas por motoristas. Segundo as novas regras, se o motorista se negar a realizar o exame com o bafômetro, a comprovação da embriaguez poderá ser feita por observação de agentes policiais, vídeos, testes clínicos e testemunhos de presentes.
Outra mudança, que ocorreu em janeiro deste ano, foi a redução da margem de tolerância no teste do bafômetro. Antes, o limite era de 0,1 miligrama de álcool por litro de ar, o valor caiu para 0,05 miligrama de álcool por litro de ar. O valor da multa para o motorista que apresentar qualquer vestígio de álcool em exame de sangue é de R$ 1.915,40. Além de ter que pagar, o condutor terá sua carteira de habilitação suspensa por até um ano.
Deixe um comentário