Madeira de lei

Em 2012, o Pau Brasil, um dos mais respeitados grupos de música instrumental, dentro e fora do País, completou três décadas de atividades. A efeméride motivou a produção de um box, intitulado Caixote 1982\2012 (Pau Brasil Music), contendo toda a discografia da banda, um livreto com a história do grupo, narrada por Carlos Calado e o DVD Babel, que registrou show de divulgação do repertório do álbum de mesmo nome lançado em 1995.

Formado em 1979, em São Paulo, o grupo, inicialmente reuniu o pianista Nelson Ayres, o saxofonista Hector Costita, o contrabaixista Rodolfo Stroeter, o saxofonista e flautista Roberto Sion e o baterista Azael Rodrigues. Em 1981, com a saída de Costita, o guitarrista e violonista Paulo Bellinati completou a formação inaugural do grupo que, em 1983, debutou com um álbum homônimo contendo cinco temas autorais e um celebrado arranjo de Ayres para o clássico Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso.

Logo, o Pau Brasil se consolidou como um dos principais expoentes da música instrumental do País, amalgamando ritmos brasileiros com o jazz norte-americano, e integrou uma efervescente cena musical, a Vanguarda Paulistana. O movimento foi protagonizado por jovens compositores e bandas que imprimiram novos rumos à canção, como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, Premeditando o Breque, Rumo e Sossega Leão, mas também acolheu novas experiências para a música instrumental, em temas autorais de combos como a Banda Metalurgia, o Grupo Um e o Divina Increnca, entre outros. O palco democrático que servia de vitrine para esses novos artistas foi o teatro Lira Paulistana, idealizado pelo produtor cultural Wilson Souto Jr., o “Gordo”, que não tardou em investir na criação de um selo de mesmo nome, onde foram registrados muitos dos álbuns dos artistas que por lá passaram, como a estreia fonográfica do Pau Brasil. Homônimo, o disco serviu como um infalível cartão de visitas. Após uma pequena turnê pelo Sudeste e Sul do País, a banda conquistou, a partir de 1984, um público crescente em países europeus, como França, Suíça, Alemanha, Bélgica e Dinamarca e também levou suas experiências sonoras ao Japão.

No decorrer dessas três décadas, o Pau Brasil acolheu outros grandes músicos, em suas diversas formações, como os bateristas William Caram, Zé Eduardo Nazario e o norte-americano Bob Wyatt, o flautista e clarinetista Teco Cardoso, o pianista Lelo Nazario (irmão de Zé Eduardo) e a cantora e violonista Marlui Miranda que, em 1995, integrou sua voz ao grupo como um instrumento musical e também agregou elementos indígenas – nos anos 1970, Marlui morou por um longo período na Amazônia, onde realizou pesquisas das tradições musicais locais.

O grupo continua em plena atividade e reúne hoje Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Paulo Bellinati, Teco Cardoso e o baterista Ricardo Mosca. Em 15 de março, o Pau Brasil se apresentará no Sesc Ribeirão Preto e, nos dias 30 e 31, no Sesc Pompeia em São Paulo.

Os títulos do box
Pau Brasil (1983), Pindorama (1986), Cenas Brasileiras (1987), La Vem a Tribo (1989), Metrópolis Tropical (1991), Música Viva (1993), Babel (1995), ‘2005 (2005), Babel (DVD, 1995).


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