Foto reprodução
Os ataques ocorridos em Boston são, sim, atos de terror. É o que afirmou o presidente americano Barack Obama, que à princípio havia evitado falar em terrorismo após as explosões desta segunda-feira, dia 15. Em novo discurso, ele afirmou que um crime que envolve “bombas empregadas para atingir inocentes” pode ser classificado como terrorismo.
O democrata destacou que ainda não há informações sobre a autoria do crime. “Tudo, a essa altura, é especulação”, disse, já que não se sabe ainda se quem está por trás é uma organização ou um único indivíduo, nem se a origem é doméstica ou internacional. Ainda assim, Obama prometeu levar os responsáveis pelas explosões à justiça.
O FBI tomou o papel principal na investigação, ainda na noite de segunda-feira, e o clima segue tenso nos EUA. A polícia e os bombeiros de Boston anunciaram nesta terça-feira uma recompensa de US$ 50 mil (cerca de R$ 100 mil) por qualquer informação que leve à captura dos responsáveis.
Pela manhã, um dos terminais do aeroporto La Guardia, em Nova York, foi evacuado por causa da presença de um pacote suspeito. O local só foi liberado após 45 minutos e ninguém foi detido. Mais tarde, dois passageiros e suas malas foram retirados de um voo da United Airlines antes da decolagem no aeroporto Logan, em Boston, informou uma fonte com conhecimento direto da ação à agência de notícia Reuters.
O atentado
Duas bombas explodiram com 10 segundos de diferença perto da linha de chegada na Maratona de Boston nesta segunda, deixando três pessoas mortas e pelo menos 170 feridas. Uma das vítimas seria uma criança de oito anos. A primeira explosão aconteceu por volta das 14h50 (15h50 de Brasília), a poucos metros da linha de chegada, na rua Boylston, uma das regiões mais caras da cidade. A segunda explosão ocorreu a 80 metros dali. Esse foi o maior ataque que o país sofreu após o 11 de setembro.
Deixe um comentário