Cleyde Yáconis morre aos 89 anos

Foto reprodução

Uma das mais importantes atrizes do teatro brasileiro do século 20, atuante também no cinema e na televisão, Cleyde Yáconis morreu nesta segunda-feira, dia 15, aos 89 anos. Ela estava internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde outubro de 2012. O corpo será velado nesta terça no município de Cajamar, onde será enterrado.

Irmã da também atriz Cacilda Becker, Yáconis nasceu em Pirassununga, São Paulo, em 14 de novembro de 1923, e iniciou a carreira no teatro nos anos 1950. Nesta década ajudou a irmã a fundar o teatro Cacilda Becker. Nos anos 1960, a convite de Nelson Rodrigues, fez um de seus mais célebres papeis, a prostituta Geni em “Toda Nudez Será Castigada”.

Nas décadas seguintes participou de diversos filmes, como “A Madona de Cedro” (1968), de Carlos Coimbra, e “Jogo duro” (1985), de Ugo Giorgetti, além de ter aparecido em várias novelas de destaque. Na TV Tupi, trabalhou em “Mulheres de areia” (1973) e “Gaivotas” (1979), e na rede Globo esteve em “Vamp” (1991) e “Passione” (2010), entre outras.

Entre os principais prêmios, Yáconis recebeu em 2003 o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), e em 2005 foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Em 2009, foi homenageada com o Teatro Cleyde Yáconis, localizado na zona sul de São Paulo, conhecido anteriormente como Cosipa Cultura.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.