O que esperar de Neymar?

No final de semana, o que temiam todos os torcedores santistas, se confirmou: Neymar não vestirá mais a camiseta alvinegra. O craque santista, uma das maiores revelações do futebol nos últimos anos, foi vendido para o gigante Barcelona por pouco mais de R$ 90 milhões, dos quais, aproximadamente R$ 50 milhões ficarão com o Santos.

A decisão final foi tomada pelo próprio Neymar, após a diretoria santista aceitar propostas do Barcelona e do seu maior rival, o Real Madrid. Outros gigantes mundiais, como o Manchester City e o Bayern de Munique, também manifestaram interesse, porém, no final das contas, pesou o desejo do atacante.

Tristeza de uns, felicidade de outros. Do outro lado do Atlântico, a torcida do Barça comemora a contratação da joia santista, que agora irá integrar a constelação catalã ao lado de nomes como Xavi, Iniesta e o monstro Messi. Tem até gente comemorando a transferência aqui no Brasil. Ferran Royo, espanhol que mora no Brasil, é fundador e presidente da Penya Barcelonista de São Paulo, torcida organizada do time espanhol na terra da garoa, e está rindo a toa com a chegada do brasileiro. Conversamos com ele para saber se, na opinião do fanático, Neymar tem condições de recolocar o Barcelona no posto de melhor clube do planeta.

Brasileiros – O que você achou da contratação?
Ferran Royo –
Conversando com torcedores e outros amigos espanhóis, deu pra ver que a diversidade de opiniões é muito grande. Eu estou super empolgado e acho que Neymar vai trazer muito ao Barcelona, sua técnica é extraordinária e acho que ele vai complementar muito bem o Messi, têm chance de formar uma parceria mortal, vai ser fantástico! Mas, estou ouvindo todos os tipos de opinião. Tem pessoas aqui da nossa torcida de São Paulo que acham que Neymar vai enfrentar problemas de adaptação, outros que não acham que o estilo dele vai encaixar, pela fragilidade e insistência na simulação de faltas… Mas é minoria, acho que, no geral, todos estão muito animados pra ver o Neymar jogar. Porém, eu só tenho um pé atrás com uma questão, que é realmente a da adaptação. Os últimos craques brasileiros que passaram pelo Barça, já tinham experiências prévias na europa, vieram de clubes do velho continente, e não direto do Brasil. O Romário e o Ronaldo, que vieram do PSV da Holanda, o Ronaldinho, do Paris Saint Germain, da França, Rivaldo, que jogava na Espanha, no Deportivo La Coruña, Dani Alves e Adriano, os dois também do espanhol Sevilla… Acho que não poderemos cobrar do Neymar logo de cara, ele vai precisar de pelo menos uma temporada para se acostumar, futebolisticamente e psicologicamente. No futebol europeu rola muita grana, o sócio gasta com seu clube, por isso, a exigência é também gigante. Não é como o torcedor corintiano, incondicional.

Brasileiros – Você acha que é possível Neymar e Messi jogarem juntos?
F. R. – Se eu acreditar no discurso de Neymar, acho que vai dar certo. Ele está falando maravilhas de Messi, que ele é o “chefão”, o “cara”, que vai aprender muito com ele. Messi é um cara exigente dentro de campo, não muito fácil, diferente do que pensa a maioria. Ele dá bronca nos companheiros, ele acaba fazendo com que os jogadores que estão com ele, joguem para ele. Assim dá certo, ele tem uma facilidade imensa para fazer gols. Não sei se vai ser possível se ele tentar dividir a responsabilidade com o Messi, mas seria o ideal, já que hoje temos uma dependência total do Messi. Ele marca mais de 80 gols por temporada, o vice-artilheiro do time tem 15… assim não dá…

Brasileiros – Mas pensando pela característica de cada um, que é semelhante, você acha possível escalar os dois no mesmo time?
F. R. – Com certeza! Um não atrapalha o outro, complementa. Jogamos com três lá na frente, quem falta lá é um Eto’o , um Villa nos melhores dias, um matador, um camisa 9, um Ronaldo! O Neymar não é esse cara, ele dribla bem, sabe se desmarcar, mas precisa de espaço pra correr. Neymar pela esquerda, Messi pela direita e falta o matador no meio, mais avançado.

Brasileiros – E quem você acha que tem que sair desse time atual para entrar o Neymar?
F. R. – Muito fácil, por que já saiu… O David Villa. Todo mundo sabe que ele não vai continuar no Barcelona na próxima temporada. Parece que ele vai para o Arsenal e ele já está ciente disso. Cristian Tello, umjovem da nossa categoria de base que jogou bastante na última temporada, será o reserva imediato de Neymar.

Brasileiros – Agora no Barça, você acha que Neymar poderá desbancar Messi e ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa?
F. R. – Jogador brasileiro mais Barcelona é igual a melhor do mundo. Foi assim com o Romario, com o Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho, mas depende apenas dele. Tem todas as características para se mostrar como um craque, esperemos que não seja outro Robinho, que apareceu dando muitas pedaladas, era “o cara” do Santos, despontou como o futuro melhor do mundo, chegou a Madri e não fez nada e agora é uma triste figura no Milan, um reserva. Seria uma pena se acontecesse isso, mas depende apenas dele, do trabalho, do foco, de não se deslumbrar com o sucesso… O Ronaldinho é o grande exemplo disso. Ele em barcelona era Deus, ele foi Deus, foi o responsável por mudar nossa cultura, fazer o Barça volta a ser campeão, vencedor, mas ele se perdeu no meio do caminho, se deixou levar pela noite, pelas baladas, mulheres… Chegou uma época que tinha o grupinho que era famoso na noite de Barcelona, era Ronaldinho, Deco, Thiago Motta…

Brasileiros – Com a chegada do Neymar, você acha que o Barcelona está fechado para a próxima temporada ou falta alguma peça?
F. R. – No ataque falta aquele matador que eu comentei antes, um cara que abra espaços e opções para o Messi e Neymar, vamos ver. Infelizmente a crise econômica na Europa e, principalmente na Espanha, está complicada, mas o que precisamos muito e seria nosso sonho, da torcida e diretoria, seria o Thiago Silva. Parece que a diretoria está sondando, não sei se já fez alguma oferta oficial para o Paris Saint Germain, mas o Barcelona quer ele e parece que ele também quer, mas, infelizmente, não sei se os árabes que comandam o time e estão nadando no dinheiro, vão libera-lo. Se não for o Thiago Silva, não sei quem vem, mas parece que alguém chega para a zaga, já que o Puyol está com uma idade avançada.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.