ZERO no Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe no dia 1º de agosto, a exposição “ZERO”, que traz – pela primeira vez no Brasil –  uma visão geral com enfoque temático dessa vanguarda internacional que no pós-guerra (entre o final da década de 1950 e início da década de 1960) revolucionou a arte com pinturas seriais e vibrantes estruturas luminosas.

São 24 obras de artistas da Europa e da América do Sul que revelam os modernos modos de pensamento e de trabalho da ZERO. O enfoque se dá nas relações entre artistas europeus, como Yves Klein, Günther Uecker, Otto Piene e Hans Haacke, e sul-americanos, como Lucio Fontana, Almir Mavignier e Jesús Rafael Soto.

O diálogo artístico da exposição “ZERO” é ampliado ainda com as obras de Hércules Barsotti, Lygia Clark e Abraham Palatnik (todos do Brasil) e Gego (Venezuela), assim como Gyula Kosice e Julio Le Parc (os dois  da Argentina). “A exposição reflete a mútua tomada de influências de artistas de ambos os continentes e amplia esse diálogo em torno de abordagens sul-americanas selecionadas que se aproximam formalmente do grupo ZERO”, aponta a curadora Heike van den Valentyn.

Serviço

Exposição ZERO  no Museu Oscar Niemeyer
De 1 de agosto até 3 de novembro de 2013
Abertura às 19 horas com entrada gratuita
Exposição de terça a domingo, das 10h às 18 horas
Entrada: R$6,00 e R$3,00 (meia-entrada)
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.