Instituto Moreira Salles divulga ganhadores de bolsa

O Instituto Moreira Salles anunciou o segundo projeto vencedor da Bolsa de Fotografia 2013, na terça-feira (27): “Zoo”, de João Castilho. No dia 13 de agosto, “Microfilme”, de Letícia Ramos, já havia sido contemplado. Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega do resultado final dos projetos, que fará parte do Acervo de Fotografia do IMS.

O resultado foi revisto, por entender, à luz de novas informações, que o projeto 360 m2, de Pedro David, um dos contemplados, não se enquadra integralmente na definição de projeto inédito proposta pelo edital.  

No projeto Microfilme, a artista e videomaker de Santo Antônio da Patrulha (RS) investigará a criação de aparatos fotográficos próprios para a captação e reconstrução do movimento e sua apresentação em vídeo. Seus trabalhos já foram expostos em importantes mostras e galerias, como a Tate Modern em Londres, 16º Videobrasil em São Paulo e Laboratório de Arte Alameda no México. Letícia Ramosvive e trabalha em São Paulo (SP).

João Castilho é natural de Belo Horizonte (MG) e trabalha com fotografia, vídeo e instalação. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2010 e o Prêmio Conrado Wessel de Arte em 2008. 

Criada para reforçar a aproximação do IMS com a produção fotográfica contemporânea, em sua primeira edição a Bolsa recebeu 895 inscrições vindas de todas as regiões do Brasil, além de material enviado por brasileiros residentes no exterior. Destas, 773 eram válidas e 122 foram desclassificadas por não cumprirem as exigências do edital. Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação do candidato, a viabilidade prática da proposta e sua relevância no panorama nacional.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.