Para ganhar o cliente, vale tudo. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) analisou propagandas veiculadas em junho de carros de oito das principais montadoras presentes no país, e comparou nos sites de cada empresa o valor correspondente ao veículo que ilustrava o anúncio. Na maioria dos casos, o preço indicado não condiz com as características do modelo apresentado. Mais do que isso: os carros das fotos chegam a ser R$15 mil mais caros do que o preço anunciado.
As marcas analisadas foram Citroën, Renault, Fiat, Peugeot, Hyundai, Nissan, Chevrolet e Ford. As montadoras costumam anunciar o preço do modelo básico e ilustrar com carros “turbinados” – ou seja, com rodas de liga leve, pintura metálica, faróis de neblina, teto solar, GPS etc. Para o gerente técnico do IDEC, Carlos Thadeu de Oliveira, esse tipo de propaganda pode ser considerada enganosa: “As informações essenciais que influenciam na decisão da compra do produto, como o preço, por exemplo, precisam ser comunicadas com clareza, para não induzir o consumidor a erro”, afirma Oliveira
Deixe um comentário