Desde 14 de agosto, está montado no SESC Pinheiros um ateliê coletivo aberto à visitação, o projeto Vaivém. Lá, estão reunidos quatro artistas brasileiras e seus quatro convidados estrangeiros. Até o dia 8 de setembro, eles vão produzir obras sobre a cidade de São Paulo e temas que giram em torno da contemporaneidade e da convivência, como migrações, multiculturalismo, identidade e fronteira. Esse processo criativo foi supervisionado pelos críticos Josué Mattos, brasileiro, e Tristan Trémeau, francês.
As obras produzidas no ateliê poderão ser conferidas a partir do dia 12 de setembro no mesmo espaço, quando será inaugurada a exposição Vaivém. A brasileira Ana Teixeira, produziu uma série com 5 desenhos de lápis de cor sobre papel intitulada “De perto ninguém é normal”, que procura retratar as personalidades de seus companheiros. Sua convidada, a chilena Claudia Vásquez, criou dois textos, um em letras de metal sobre parede e outro em letras em vinil sobre janela, que tratam da relação entre ausência e presença.
Iara Freiberg fez uma intervenção arquitetônica para questionar a percepção do espaço a partir da ideia de submergir o “cubo branco” dentro da escuridão. Já sua convidada, a sul-africana, Thenjiwe Nkosi, propõe um jogo da memória que fala da experiência vivida pelo grupo de artistas no ateliê.
Kika Nicolela criou uma vídeo-instalação onde atores desenvolveram personagens fictícios e responderam a entrevistas baseadas nos diálogos realizados no espaço do ateliê. O japonês Nobuhiro Ishihara, seu convidado, fará um retrato da figura mítica do Homem-cervo a partir de desenhos de crianças que passaram pelo espaço no último mês, numa reflexão sobre a miscigenação cultural da cidade.
Por último, Renata Padovan criou uma obra que vai interagir com as demais: ela vai apresentar gravações sonoras feitas durante a convivência no espaço Vaivém. Sua convidada, a turca Nezaket Ekici, entregou três obras: uma inspirada em cemitérios brasileiros, uma vídeo-performance na qual trabalha desde 2006 e outra gravada em uma praia no litoral paulista.
Vaivém – residência artística e exposição no SESC Pinheiros
De 12 de setembro a 6 de outubro – terça a sexta, das 10h30 às 21h30/ sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
Rua Paes Leme, 195 – Telefone: (11) 3095-9400
Entrada gratuita
Deixe um comentário