Você mente para parecer inteligente?

Que atire a primeira pedra quem nunca mentiu ao ser questionado sobre ter lido uma obra clássica, dessas que “todo mundo leu”. Uma pesquisa recente consultou 2 mil entrevistados no Reino Unido e revela que mais de 60% das pessoas mente sobre ter lido clássicos da literatura numa tentativa de parecer mais inteligente.

No topo da lista dos livros menos lidos estão 1984, de George Orwell, Guerra e paz, de Leon Tolstói, Grandes esperanças, de Charles Dickens e O apanhador no campo de centeio, de JD Salinger. 42% dos entrevistados afirma confiar em adaptações para TV e cinema ou resumos da internet ao fingir que conhecem as obras. 3% dos consultados disse que esconde capas de livros que não são bem conceituados. Além disso, mais da metade afirma exibir em suas prateleiras títulos que nunca leu.

Há dois anos, o site Lovefilm divulgou outra pesquisa que mostra que quatro em cada cinco pessoas já disse ter assistido a um filme para impressionar os amigos. Entre os longas menos assistidos estão O Poderoso Chefão e Casablanca.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.