Projeto Cine Bijou promove sessão de “Jango”

 Neste sábado, 14 de setembro, o Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória promove a exibição do documentário Jango, de Silvio Tendler, que narra os pouco mais de três anos do  governo de João Goulart (1961-1964). Após a sessão, acontecerá um debate com Heládio Leme, economista com pós-graduação em Ciências Políticas, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política e coordenador do curso “Ditadura: História e Memória”. Leme foi preso político na época da Ditadura Militar, e hoje é também professor.

O Cine Bijou, desenvolvido desde 2010 pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, tem o intuito de resgatar a experiência do cinema de rua em São Paulo, ao mesmo tempo em que promove debates sobre a história brasileira do século XX. Jango é um longa essencial para compreender o golpe militar no País e recuperar o papel do presidente que está no centro das investigações sobre memória e verdade.

A obra de Silvio Tendler levou mais de meio milhão de pessoas aos cinemas e marca o segundo maior público de documentários da história do País. Com roteiro de Maurício Dias e Silvio Tendler e trilha-sonora de Milton Nascimento e Wagner Tiso – que inclui a música tema da campanha das Diretas, Coração de Estudante – o documentário trata do governo de Goulart por meio de imagens de arquivo e entrevistas com personalidades políticas que conviveram com ele.  Jango é o número cinco em nossa lista de documentários imperdíveis, confira.

O Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória já levou filmes para unidades do Cursinho da Poli, o Museu da Imagem e do Som de Campinas e para a Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema. Hoje, as sessões acontecem em uma das salas do Cine Bijou original, no 184 da Praça Roosevelt. Já foram exibidos longas como: 1964 – Um golpe contra o Brasil, de Alipio Freire, o chileno Machuca, de Andrés Wood e Terra e Liberdade, de Ken Loach.

Jango
Direção: Silvio Tendler
14 de setembro, 15h​
Teatro Studio Heleny Guariba​ – Praça Roosevelt, 184​​
Entrada gratuita – Inscrições pelo email contato@nucleomemoria.org.br.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.