Pauliceia Literária propõe diálogo entre Direito e Letras

Acontece entre os dias 19 e 22 de setembro a primeira edição do Pauliceia Literária, um festival de literatura organizado pela Associação de Advogados de São Paulo que reunirá 34 autores nacionais e estrangeiros. Segundo Sérgio Rosenthal, presidente da AASP, o evento vai marcar os 70 anos da entidade não apenas para associados e juristas, mas para todos aqueles que gostam de ler. “Queremos fazer de São Paulo um espaço de troca de conhecimento, valorizando e revitalizando o centro não só como local de trabalho”, afirma Christina Baum, diretora e curadora do Pauliceia.

A programação do evento promoverá 18 mesas de debates, além de oficinas literárias e grupos de leituras. Um dos destaques é a conversa entre o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão e o jurista e escritor Eros Grau, com temas sugeridos pelo público. Outra mesa contará com Philippe Claudel, escritor, roteirista e cineasta francês, e Richard Skinner, escritor inglês que irão debater a relação entre cinema e literatura.

Divulgação
A escritora Patrícia Melo, que será homenageada no festival

Além disso, o festival organizou uma mesa em homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles onde será debatido o papel da mulher na literatura e no Direito. Estarão presentes Beatriz Bracher e Luiza Nagib, além de Ana Maria Machado, que tratará do seu livro Infâmia, referente a acusações injustas no âmbito jurídico. O evento também promoverá uma conversa entre o jornalista Ubiratan Brasil e o escritor Laurentino Gomes, autor de 1808, 1822 e, o recém publicado, 1889.     

Este ano o Paulicéia Literária homenageará Patrícia Melo, sua obra será tema de discussão da mesa de abertura do festival. Manuel da Costa Pinto, crítico e ensaísta, apresentará uma visão crítica da obra da autora. No dia 20, ela participará da mesa O ofício da escrita. No dia seguinte, Melo estará na conversa Advogado do Diabo junto com o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e o sociólogo Luiz Eduardo Soares para discutir violência e punição, além de desigualdade social e maioridade penal. No encerramento do festival, Patrícia Melo se juntará a outros seis autores para uma conversa sobre livros que marcaram suas vidas e obras, na mesa Meus livros e nada mais.

SERVIÇO
19 a 22 de setembro
Associação dos Advogados de São Paulo – Rua Álvares Penteado, 151, Centro, São Paulo
Telefone 3291-9200
R$ 32
Confira a programação completa em www.pauliceialiteraria.com.br
 



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.