QUE SEMANA! Brasileiros

1- Discurso, repercussão e contrastes 

Na terça-feira (24), a presidenta Dilma Rousseff discursou na ONU e propôs o estabelecimento de um marco civil multilateral para a governança e uso da internet. Falou de respeito à soberania, lembrou de algumas questões que deveriam ser tratadas naquela instância: Direitos humanos, reconhecimento do Estado Palestino, Síria, etc. (leia mais aqui). A repercussão foi instantânea. 

Montagem/Reprodução.

No sábado (28), o jornal espanhol El País, já destacava: Cresce o consenso internacional para a proposta de Dilma de regular a internet.

2- América Latina fala grosso

O papo reto de Dilma – 22 minutos – posicionou o Brasil, incomodando algumas instâncias que já trataremos. Porém, vamos destacar mais dois discursos, que merecem a sua atenção: do presidente da Bolívia Evo Morales e o do presidente do Uruguai José Mujica. 

Morales reiterou na ONU, sua proposta de criação do Tribunal dos  povos, para a defesa da soberania frente as grandes potências, como os Estados Unidos, e ainda disse: “(Obama) Vem de uma família discriminada como eu, me chamou a atenção, mas agora vemos o contrário. Talvez a isso se deva o prêmio Nobel da Paz, mas talvez deveriam dar-lhe o prêmio Nobel da Guerra”.

Pepe Mujica, fez um discurso que surpreendeu desavisados e disse que “tem angústia pelo futuro” e que a nossa “primeira tarefa é salvar a vida humana”. Fez ouvir a voz da América Latina, repetindo: “Soy del Sur”, como a canção que quem volta ao sul. Afirmou, entre outras coisas, que a cada 2 minutos gastam-se 2 milhões de dólares em orçamentos militares, enquanto “as investigações médicas correspondem à quinta parte dos investimentos militares”. 

 

3- 40 anos sem Neruda

Na segunda-feira (23), completaram-se exatos 40 anos da morte do poeta chileno, Pablo Neruda. Ele faleceu na Clínica Santa Maria, em Santiago, alguns dias depois do general Augusto Pinochet bombardear o Palácio La Moneda e instalar os 17 anos de ditadura no país. Neruda havia sido diagnosticado com câncer de próstata, mas a causa de sua morte é polêmica. A Brasileiros publicou em junho deste ano texto que conta os bastidores da exumação de Pablo Neruda. Leia a Crônica de um assassinato presumido.


4- Discurso, repercussão e contrastes parte 2

Na quinta-feira (26), a revista The Economist anunciou as capas da edição que chega às bancas no dia 28 de setembro. E se no mundo todo a publicação trata do terrorismo, na América Latina e Ásia o destaque é o caderno de 14 páginas falando sobre a economia brasileira. ”Has Brazil blown it?” (ou “O Brasil estragou tudo?”) com o Cristo em trajetória de queda. 

Montagem/Reprodução.

Ainda na quinta-feira (26), Obama questionou programas sociais brasileiros, ele foi à Organização Mundial do Comércio (OMC) cobrar “transparência” do Brasil sobre a distribuição de alimentos. Questionou até mesmo o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que estabelece fundos para a merenda, colocando sob a suspeita de que sejam estratégias e mecanismos de subsidiar de forma indireta a agricultura e produtores rurais.

5- Adolescentes até que acabem com a brincadeira

Mudando de assunto, no Reino Unido, uma nova “diretriz” foi divulgada esta semana, afirmando: Adolescência vai até os 25 anos. Segundo os pesquisadores, a neurociência tem mostrado que o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa jovem continua em um estágio mais tardio e que, sua maturidade emocional, a autoimagem e o julgamento são afetados até que o córtex pré-frontal seja totalmente desenvolvido.

Wayne’s World / Divulgação

Não é o caso, mas isso ajuda pensar que estamos AGORA entrando na idade adulta. O que, em alguma instância, justificaria o fato da MTV Brasil fechar suas portas e começar uma restruturação. Isso num campo poético. Afinal, o canal fecha, depois de 23 anos no ar, por causa do alto custo do licenciamento para a Viacom ou por mudança de prioridades na Editora Abril. Uma pena (Mauricio Stycer fez um texto lamentando tudo).

Reprodução / Twitter

O fim foi celebrado na noite do último dia 26, com música, muito caos, piadas ruins, reunião de antigos VJs e catuaba.

http://instagram.com/p/evWNxMs_sE/
A ex-VJ Jana Rosa e a catuaba trazida de casa, celebrando o fim da festa.
Falô!

E pensar que tudo isso acontece na semana que o álbum “In Utero”, da linda e grunge banda Nirvana, foi relançado no mundo inteiro, em uma versão de luxo, para comemorar os VINTE anos do lançamento. Não está fácil para ninguém. Os anos passaram e a mãe de Kurt Cobain divulgou fotos do vocalista na infância, para tentar vender a casa que ele viveu.

6- Google faz 15 anos

Falando em juventude, o Google completou esta semana 15 aninhos e a Brasileiros, em Palo Alto, deu um espiada nas dependências da empresa. Leia.

Diogo Mesquita/Brasileiros

7-Lobão vai para a Veja

Falando em MTV, o ex-VJ da casa, o músico Lobão vai passar a assinar uma coluna semanal na revista Veja, ainda este mês. Ele disse que ainda não definiu o assunto que vai tratar em sua estreia, mas que seria algo entre mensalão e lei de biografias.

É para responder?

Enquanto isso, Reinaldo Azevedo ficou chateado com a zoeira com as atrizes globais, chamou a internet de Al Qaeda (!!!!!!!!!)

Leia também: Movimentos responderam em manifesto a este comentário de Reinaldo Azevedo. 

8-Bolsonaro agride Randolfe

ABr.

A visita da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, começou com tumulto. O motivo foi a chegada do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que não faz parte da comissão e não estava na lista dos integrantes da visita. A confusão começou quando Bolsonaro forçou a passagem, no portão do quartel, e chegou a dar um soco na barriga do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que tentava impedir a entrada do deputado federal. Assista ao vídeo da confusão.

9- Batman é detido no Rio de Janeiro

Na quarta-feira (25), um grupo se reuniu na frente do Ministério Público, no Rio de Janeiro. Batman, ou melhor, o carioca Eron Melo, foi colocado no camburão da Polícia Militar, por não querer retirar sua máscara. É que o governador Sérgio Cabral sancionou o projeto de lei 2.405/13, no dia 11 de setembro, aprovado pela Assembleia Legislativa do do Rio (Alerj), que proíbe o uso de máscaras em manifestações no estado.

Reprodução http://zerouorio.tumblr.com/

Um dia depois, em ato de professores, Batman teve ‘Saci-Pererê’ e ‘Jack Sparrow’ como aliados.

Reprodução http://zerouorio.tumblr.com/

10-Jornalista do Estadão é detida nos Estados Unidos

Destacada para cobrir a visita do ministro Joaquim Barbosa, que fazia uma conferência no campus da Universidade Yale, a jornalista Claudia Trevisan foi autuada por ‘invasão de propriedade privada’, segundo a polícia. “Nós sabemos quem você é. Você é uma repórter, temos sua foto. Você foi avisada muitas vezes que não poderia vir aqui”, disse o policial, segundo relato de Claudia. Em seguida, ela foi presa e mantida incomunicável por mais de cinco horas.

Reprodução arquivo pessoal.

 O jornal solicitou a universidade respostas a cinco perguntas pontuais sobre o episódio e seu acesso às imagens de câmeras de segurança do prédio de Woolsey Hall. Uma das perguntas é: “O ministro Joaquim Barbosa deu alguma instrução à faculdade de Direito ou para pessoas da organização do evento de como tratar a imprensa?”.

11- PSB racha

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, recebeu na sexta-feira (27) a carta de desfiliação da executiva da legenda no Ceará. O documento é assinado pelo governador cearense e agora ex-presidente da sigla no estado, Cid Gomes. O grupo político de Cid detém 280 mandatos no Ceará, com 38 prefeitos, além dos 13 deputados e vereadores, eles apoiam não apoiam a saída do partido da base governista.

ABr.

12- Dilma volta para o twitter, ao lado de Dilma bolada

Na noite de quinta-feira (26), o IBOPE divulgou os últimos números de uma pesquisa sobre as eleições de 2014, indicando o crescimento da preferência de voto na presidenta Dilma. Na manhã sexta-feira (27), Jeferson Monteiro, garoto carioca de 23 anos que criou o personagem fictício Dilma Bolada, se encontrou com a chefe de Estado do país (leia aqui).

Reprodução Instagram.

No encontro, Dilma ativou sua conta no Twitter e lançou o portal Brasil, que segundo a Presidência, pretende ser a porta de entrada da relação entre o cidadão e o governo federal e reunirá informações e serviços de todos os ministérios. 

Enquanto isso, no Twitter – O vaticano afirma: Jesus foi o primeiro a tuitar.
Enquanto isso no Vaticano – O Papa Francisco excomunga o padre australiano Greg Reynolds, que se declarava a favor do casamento gay e do sacerdócio feminino. O Huffington Post contou a história.

13- Estamos acompanhando

Mais médicos: “Parece que estou sonhando”, diz Maribel, a médica cubana que vai enfrentar o pior IDH do Brasil. Leia aqui.

Reprodução / Viomundo. 

14- Estamos acompanhando também

No Egito, primavera árabe fracassou. A proibição das atividades da Irmandade Muçulmana representa mais um retrocesso no processo da democratização.

Balanço dos Sete anos da Lei Maria da Penha: Desde sua implementação, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça, foram registrados quase 700 mil procedimentos judiciais contra agressores de mulheres no Brasil entre atendimentos, medidas de proteção e prisões.


15- CHEGAAA!

Estamos esperando sentados a próxima semana e o que vem por aí. Aliás, em outubro teremos boas e grandes novidades. Fique ligadinho. E bom finalzinho de semana!

Reprodução Instagram.
No roll de gatos famosos que amamos, o famoso niki representa a nossa animação com a semana que vem por aí! http://instagram.com/famousniki

 
Leia também a QUE SEMANA! edição UMDOISTRÊSQUATROCINCOSEISSETE e OITO. 


Comentários

6 respostas para “QUE SEMANA! Brasileiros”

  1. Avatar de Arilo Araujo
    Arilo Araujo

    Vamos nós.
    Como a liberdade é maravilhosa. Até mesmo sendo obrigado a suportar o coitado do Lobão, em fim de carreira, triste, sem luz…
    Já o beócio do tal colunista Azevedo, não merece comentário. Basta olha bem a feição do rapaz. Não parece um mauricinho facista.

  2. Avatar de Benjamin Eurico Malucelli
    Benjamin Eurico Malucelli

    Ah, sim, ainda tem o Bolsonaro, o mais, o mais, o mais…o que eu poderia dizer dele? Bom, melhor não dizer o que eu acho dele, pois nunca se sabe o risco que se corre.

  3. Avatar de Benjamin Eurico Malucelli
    Benjamin Eurico Malucelli

    Quer dizer que Obama, o Prêmio Nobel da Guerra, está questionando os programas sociais e de ajuda alimentar a famílias pobres no Brasil, “sob a suspeita de que sejam estratégias e mecanismos de subsidiar de forma indireta a agricultura e produtores rurais, violando regras internacionais?” KKKKKKKKKKK. Esse Obama…Acho que ele poderia, sem esforço nenhum, substituir Jerry Lewis em Hollywood.

  4. Avatar de Benjamin Eurico Malucelli
    Benjamin Eurico Malucelli

    Enquanto a imprensa mundial divulga com seriedade e elogia o discurso da presidenta Dilma na ONU em que faz críticas severas à espionagem americana no Brasil, a Veja desqualifica o mesmo. Ora, não é de se estranhar, portanto, que a revista tenha um tal de Lobão como seu mais novo colunista (sic) ao lado de Reinaldo Azevedo que teima em se acreditar como alguém que deva ser levado a sério. Como se vê, o picadeiro do circo da Veja recebe mais um.

  5. Avatar de Waded Schabib Hany
    Waded Schabib Hany

    Hummmmmm!

  6. Avatar de Yusef D'ojuara
    Yusef D’ojuara

    (…)merecem nosso desprezo, nem sequer nossa comiseração, porque sabem o que fazem,(…)vagam como almas penadas em órgãos de imprensa que se esfarelam, que vivem seus últimos sopros de vida, com os quais serão enterrados, sem pena, nem glória, esquecidos como serviçais do poder, a que foram reduzidos por sua subserviência aos que crêem que ainda mandam e seguirão mandado no mundo contra o qual, um dia, se rebelaram e pelo que agora pagam rastejando junto ao que de pior possui uma elite decadente e em vésperas de ser derrotada por muito tempo. Morrerão com ela, destino que escolheram em troca de pequenas glórias efêmeras e de uns tostões furados pela sua miséria moral. O povo nem sabe que existiram, embora participe ativamente do seu enterro. (Parte do artigo “A miséria moral de ex-esquerdista” Postado por Emir Sader.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.