Espionagem, governança e protestos

A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje (24), em sua visita a Minas Gerais, que será cada vez mais crescente a manifestação de países democráticos contra a espionagem política e comercial praticada pelos Estados Unidos. Além disso, reafirmou a importância de se defender um “Marco Civil Multilateral para Governança Internacional e Uso da Internet”. 

Em uma rádio de Belo Horizonte, quando questionada sobre as novas revelações de que o celular da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, também foi grampeado pela espionagem americana, Dilma ressaltou: “Haverá uma reação dos países, porque ninguém, eu acredito, nenhuma nação democrática vai admitir essa quebra da soberania, essa violação dos direitos humanos, dos direitos civis de sua população, que é isso que se faz através da agência nacional de segurança americana”.  

Protestos no mundo

Um grupo de atores e ativistas dos EUA publicaram um vídeo no YouTube contra o esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA), revelado por Edward Snowden, entre eles o diretor Oliver Stone, a atriz Maggie Gyllenhaal  e o ator John Cusack.

No vídeo, é divulgado o site Stop Watching Us que recolheu 570 mil assinaturas para exigir do Congresso norte-americano a revelaçãoo do alcance do esquema de espionagem. O vídeo tem 1223mil visualizações e foi postado na quarta-feira (23). Um portesto foi marcado para o próximo sábado (26).

Com agências de notícias. 


Comentários

Uma resposta para “Espionagem, governança e protestos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.