Ele gaguejou, se enrolou e conseguiu ser, ao mesmo tempo, a favor e contra as biografias não autorizadas. Sim, dessa vez foi o próprio “Rei” Roberto Carlos, um dos pivôs da discussão, quem deu declarações públicas um tanto desastradas sobre o assunto, no programa Fantástico da Rede Globo. Ele, que faz parte do grupo Procure Saber ao lado de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, e vários outros, disse ser a favor do projeto de lei que pretende liberar a publicação de biografias não autorizadas. Mas, então, por que integra o Procure Saber, que é declaradamente contra a mudança na lei? Isso não ficou claro…
E por que, em 2007, moveu uma ação contra o jornalista e historiador Paulo César de Araújo, autor de “Roberto Carlos em Detalhes”, e conseguiu que o livro fosse recolhidos das lojas e tivesse sua venda proibida? Isso também não ficou claro. Roberto Carlos disse o seguinte: “Há algum tempo, pra gente proteger o direito à privacidade, só existia uma forma. Não permitir uma biografia não autorizada”. Ok, mas o que mudou de lá pra cá? Isso também não ficou claro.
Leia aqui um pequeno trecho da entrevista concedida ao Fantástico:
“Globo: Você hoje é favor das biografias sem autorização prévia?
Roberto Carlos: Sem autorização. Porém, com certos ajustes.
Globo: Que ajustes seriam esses?
Roberto Carlos: Isso aí tem que se discutir. São muitas coisas. Tem que haver um equilíbrio e alguns ajustes para que essa lei não venha a prejudicar nem um lado, nem outro. Nem o lado do biografado, nem o lado do biógrafo. E que não fira a liberdade de expressão e o direito à privacidade.
Globo: Você permitiria a biografia que foi feita a seu respeito há alguns anos?
Roberto Carlos: Isso tem que ser discutido.”
Por fim, o “Rei” disse que a melhor biografia que pode existir sobre Roberto Carlos será escrita por… ele mesmo: “Eu vou contar tudo que eu acho que tem sentido de contar em relação ao que senti, vivi”. Claro, depois disso, as redes sociais foram infestadas de comentários indignados e piadas sobre o assunto. No Twitter nesta segunda-feira, por exemplo: “Ah, entendi. Roberto Carlos é a favor de biografias não autorizadas desde que elas sejam autorizadas”. O dramaturgo Gerald Thomas pegou mais pesado um pouco: “Em cima do muro com uma perna só Roberto Carlos?”.
Bem, quem quiser seguir acompanhando a discussão, o programa Roda Viva desta segunda-feira convida o biografo Paulo César de Araújo. Esperemos os próximos capítulos, pois a polêmica parece sem fim.
Deixe um comentário