Auburn, Alabama, Estados Unidos. No estado ao sul do País, um típico município norte-americano. Pouco mais de 50 mil habitantes. Baixas temperaturas no inverno, verão generoso para os padrões norte-americanos. Natureza com paisagens de cachoeiras, entre vegetação de pinheiros. Parques, praças, bibliotecas públicas. O projeto de Estados Unidos que deu certo.
[nggallery id=14752]
Economia girando em torno da Universidade. Mais precisamente a Auburn University. Segundo a Wikipedia (em inglês), ninguém levou mais nadadores à Olimpíadas do que Auburn. O mais forte programa de natação do ensino superior norte-americano.
A cidade do Peixe Grande. Criação do escritor Daniel Wallace, o Big Fish e suas histórias maravilhosas se passa, em grande parte, na cidadezinha do Alabama. Depois, virou filme de Tim Burton.
Aqui no Brasil, Auburn foi colocada no mapa por causa de um menino. Ele foi conhecer o “mais forte programa universitário americano da natação”. Quase três anos depois, o menino de Santa Bárbara d’Oeste retorna com uma medalha de ouro olímpica para contar história. Ah, a de bronze também guarda histórias, mas não tão fantásticas e maravilhosas quanto às relacionadas à dourada. A primeira do Brasil em Jogos Olímpicos na modalidade. César Cielo Filho, o Peixe Grande do Brasil!
Em tempo: na mesma Wikipédia, mas na versão em português, Santa Bárbara d’Oeste aparece como o berço da indústria automobilística do país, já que produziu o primeiro carro no Brasil. A curiosidade fica por outro dado: a forte imigração norte-americana na cidade. O coronel William Hutchinson Norris foi o primeiro a chegar à cidade do interior paulista, junto com o filho. Além de ex-combatente na Guerra Civil americana, Norris também foi senador do estado do… Alabama!
Deixe um comentário