5 documentários de grandes personagens da música brasileira

1 – Cartola: música para os olhos (2007)

Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda

Um documentário que não conta apenas a história do brilhante compositor de O Mundo É Um Moinho, mas também do samba de origem e seus principais expoentes. Os diretores recolheram imagens de arquivo e depoimentos de personalidades como Paulo Autran, Chico Buarque, Hebe Camargo, Elizeth Cardoso, Nelson do Cavaquinho, Beth Carvalho e muitos outros.

2 – Loki – Arnaldo Baptista (2008)

Direção: Paulo Henrique Fontenelle

A cinebiografia do líder da banda Mutantes conta com depoimentos de muitos grandes nomes da música brasileira: seu irmão Sérgio Dias, Tom Zé, Gilberto Gil, Roberto Menescal e Liminha. Além deles, Sean Lennon e Nelson Motta contribuem com entrevistas e Devendra Banhart aparece em uma cena afirmando que a banda fundada por Arnaldo é melhor do Beatles. O músico também é homenageado por sua mãe, a pianista clássica Clarisse Leite, sua segunda mulher, a atriz Martha Mellinger, e sua atual companheira, Lucinha Barbosa. Infelizmente, a ex-companheira de banda e ex-mulher, Rita Lee, não quis dar depoimentos.

3 – Um Homem de Moral (2009)

Direção: Ricardo Dias

A história de Paulo Vanzolini contada, ou cantada, por Chico Buarque, Miúcha, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e outros grandes artistas. O enredo é inteiramente composto por músicas do compositor interpretadas por seus colegas, além de imagens dos bastidores de shows, gravações e ensaios. O título do documentário vem da letra de Volta por cima composta por Vanzolini. A canção é um dos pontos altos do longa, no final uma sequência de aparecem cantando os célebres versos “Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima”. A canção até já integrou um discurso do presidente norte-americano, Barack Obama, como contou o compositor. Mas, apesar de todo o sucesso que Vanzolini teve com essa música, ele lamenta ter sido mal compreendido. “Ninguém entendeu que o importante não é dar a volta por cima, é reconhecer a queda”.

4 – Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei (2009)

Direção: Cláudio Manoel

Uma bela seleção de imagens antigas de shows, programas de televisão, noticiários, com raros duetos do cantor com Elis Regina e Sarah Vaughan. Grandes personalidades prestaram depoimentos sobre Simonal para esta cinebiografia, entre eles Pelé, Chico Anysio, Tony Tornado, Nelson Motta, Roberto Carlos e Ziraldo. Além disso, seus filhos Simoninha e Mas de Castro e sua segunda mulher Sandra Cerqueira relatam os últimos anos de vida do artista, suas dificuldades físicas e a luta para limpar seu nome. Em 1971 seu ex-contador Raphael Viviani foi preso e torturado pelos agentes do regime militar e Simonal foi apontado como um dos informantes dos órgão de repressão.

5 – Paulinho da Viola – Meu Tempo É Hoje (2003)

Direção: Izabel Jaguaribe

Um belíssimo perfil de um dos mestres da composição da música brasileira, o documentário tem roteiro do grande jornalista Zuenir Ventura e conta com depoimentos da Velha Guarda da Portela, Marisa Monte, Zeca Pagodinho e muitos outros além da família do cantor, compositor e instrumentalista. O filme percorre a rotina de Paulinho da Viola, seus hábitos, suas paixões, suas amizades e suas criações. Mais do que uma cinebiografia, é uma homenagem ao bom e velho samba. Assim como o documentário sobre Paulo Vanzolini, número três dessa lista, ao final uma das canções mais célebres de Paulinho da Viola, Foi um rio que passou em minha vida, é interpretada por diversas vozes.



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.