Depois do Herzog, ganhamos o Prêmio Esso!

filhos do brasilGanhamos! A repórter especial Luiza Villaméa é a vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo 2013, na categoria Regional Sudeste, com a série Filhos do Brasil. É o segundo prêmio recebido pela Brasileiros no ano, após a reportagem O Primeiro Voo do Condor, de Wagner William, levar o Herzog na categoria Revista. Em reportagens publicadas durante o ano, a série Filhos do Brasil investiga o impacto da ditadura militar na vida de crianças e adolescentes. 

Villaméa concorreu com duas reportagens publicadas em O Globo, uma na Folha de S.Paulo e uma na Istoé, com produções dos jornalistas Roberto Kaz, Glenn Greenwald, José Casado, Sérgio Pardellas, Alan Felisberto Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura, Miriam Leitão, Sebastião Salgado, Leandro Colon, Vera Magalhães e Filipe Coutinho. Veja aqui a lista completa dos vencedores do Esso. 

Filhos do Brasil
No mês de março, a matéria Quando meninos são fichados como terroristas, capa da edição 68, trouxe à tona a história de Ernesto, Zuleide, Luis Carlos e Samuel, todos presos durante o regime militar por serem considerados subversivos. O mais velho deles não tinha nem 10 anos de idade. Seguiram-se as reportagens Como um passarinho, na edição 70, Nesta foto tinha um pai, edição 72, e A filha do general, na edição 74. Na edição 76, que chega às bancas este mês, a série continua com Órfãos da guerra que não existiu. 

villaVillaméa é jornalista e mestre em História pela USP (com a dissertação Adhemar de Barros: a origem do “rouba, mas faz”), e segue investigando para a Brasileiros como vivem atualmente os “órfãos da Ditadura”.  Leia, clicando aqui, todas as reportagens da série.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.