Fliporto começa lembrando Saramago

José Saramago (1922-2010) e Pilar Del Rio
José Saramago (1922-2010) e Pilar Del Rio

Pilar Del Rio, viúva de José Saramago (1922 – 2010), abre o Congresso Literário da Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco), com suas recordações sobre o escritor português, prêmio Nobel de literatura de 2008. “Escrever não me dá prazer, ter escrito, sim” é o nome da palestra, a ser apresentada por Rui Couceiro. Entre outros assuntos, ela deverá comentar sobre um último romance inédito do autor, que será lançado no ano que vem, pela Companhia das Letras, ainda sem data prevista. Com título inspirado num verso de Gil Vicente, Alabardas, alabardas! Espingardas, espingardas! trata do tráfico de armas. Em entrevistas, Pilar já declarou que, mesmo incompleto, o livro tem unidade.

Situada no Parque do Carmo, sítio histórico de Olinda, a Fliporto desse ano ainda homenageia o escritor paraibano José Lins do Rego (1901-1957), cuja obra diversificada – que inclui não apenas romances, mas também ensaios, livros infantis e cônicas esportivas, indo bem além do regionalismo a que ficou relegada – será debatida ao longo do evento.

Outro tema importante da IX Festa Literária Internacional de Pernambuco é o jogo literário, ou, mais genericamente, a ideia de jogo, do lúdico, que perpassa todas as mesas. O futebol, por exemplo, é o tema da mesa que inaugura a Festa nesta sexta, dia 15, reunindo Juca Kfouri, Marcelo Backes e Francisco José Viegas. Também na sexta, para celebrar o feriado, o historiador e “bestseller” Laurentino Gomes está escalado para falar sobre “O jogo do poder na República”, assunto de seu último livro, 1889.

Ana Maria Machado, Ronaldo Correia de Brito, Luiz Ruffato e o argentino Andres Neuman (já conhecido da Flip) são outras das atrações. O escritor português Valter Hugo Mãe, que se tornou uma figura cultuada no Brasil desde que leu, emocionado, uma carta  na Flip de 2011, vai encerrar o evento no domingo, dia 18, falando dos jogos poéticos que compõem sua obra e de seu novo livro, A desumanização, que a Cosac Naify deve lançar no começo do ano que vem. O escritor, inclusive, era bastante admirado por Saramago, que quando morreu estava lendo A Máquina de Fazer Espanhóis.

Quem quiser acompanhar os debates ao vivo, pode acessar o portal www.fliporto.net.  A Fliporto ainda traz eventos para o público infantojuvenil, filmes e oficinas, entre outras atividades.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.