No próximo dia 22 de dezembro, será lembrado o 20º aniversário de uma morte triste para a história do Brasil. Em 1988, Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, foi assassinado no quintal de sua casa. A interrupção da luta de um seringueiro que brigou pela preservação e desenvolvimento responsável de sua “casa”, a Amazônia.
[nggallery id=14708]
Neste domingo, dia 7, às 21h, o Discovery Channel relembra a história de um homem comprometido com ideais nobres e exibe o documentário “Chico Mendes – O Preço da Floresta”. Produção da Mixer para o Discovery Latin America, o filme dirigido por Rodrigo Astiz tem 43 minutos de duração e é dividido em seis blocos.
O documentário reconta a história de Chico Mendes desde a infância em Xapuri, no Estado do Acre, no meio da Floresta Amazônica, até os dias de líder dos seringueiros em defesa da preservação da Amazônia. Um homem à frente de seu tempo, criador do conceito de Reserva Extrativista e que uniu seringueiros, castanheiros e índios pela exploração consciente da floresta.
Com depoimentos de familiares próximos, amigos e companheiros de luta, como a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “Chico Mendes – O Preço da Floresta” mostra um homem corajoso e visionário, num tempo em que não se pensava na exploração dos recursos da Amazônia de forma sustentável, o hoje até batido conceito de desenvolvimento sustentável. Mendes falava ao mundo sobre isso, mas nos anos 80!
|
Deixe um comentário