Artista plástico Gilvan Samico morre aos 85 anos

Samico02
Morreu, nessa segunda-feira, 25 de novembro,  o artista plástico Gilvan Samico. Ele tinha 85 anos de idade e estava internado há pelo menos duas semanas no Hospital Português, em Recife, onde tratava um câncer na bexiga.

Autodidata, Samico tem um grande trabalho como pintor e desenhista. Para muitos, é considerado um dos principais xilogravuristas do País.

O artista morreu na cidade onde nasceu, Recife, e tinha a cultura popular nordestina como uma das principais temáticas de seu trabalho. Durante breve período, inclusive lecionou xilogravura na Universidade Federal da Paraíba.

Tal trabalho chamou a atenção de Ariano Suassuna, que acabou convidando Samico para fazer parte da origem do Movimento Armorial, que tinha como principal objetivo desenvolver uma arte erudita através de elementos populares do Nordeste nas mais diversas formas de expressão.

O trabalho de Samico atravessou as fronteiras nordestinas e até brasileiras, hoje ele tem obras expostas no  MoMA de Nova Iorque, e já participou de algumas bienais pelo mundo.

O corpo será cremado nesta noite no cemitério Morada da Paz, em Paulista, nos arredores do Recife


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.