Na semana em que o Balaio completou três meses no ar e superou a marca de 150 matérias publicadas, o assunto mais comentado foram os 40 anos do Ato Institucional Nº 5, tristemente lembrados neste sábado, 13 de dezembro.
O fato de ter sido o assunto que mais gerou a participação de leitores, com 228 comentários (fora os excluídos por conter ofensas), é bastante animador para este espaço de discussão, já que, na mesma semana, pesquisa Datafolha registrou a falta de memória e interesse pelo assunto: 82% dos brasileiros não têm a menor idéia do que foi o AI-5, editado pelo general Costa e Silva em 1968.
Chamou-me a atenção também a grande quantidade de leitores que escreveram defendendo o AI-5, o golpe dentro do golpe da ditadura militar, e a a melhora do nível dos comentários em geral, qualquer que fosse a posição defendida, caindo a cada semana o número de cachorros loucos e suas baixarias.
Manoel Ferreira, um leitor assíduo do Balaio, que sempre participa dos debates, sugeriu-me escrever um outro livro sobre o período só com os comentários recebidos: “Quanta versão para um mesmo fato”.
Segue abaixo a lista dos três assuntos mais comentados no Balaio e os levantamentos publicados por Folha e Veja, as duas publicações impressas que também fazem este balanço semanal:
Balaio
Especial AI-5: 228
Pizzada do Faustão: 93
Frei Betto: 83
Folha
Lula: 72
Educação: 55
Crise econômica: 45
Veja
Nudez: 27
Nossa Senhora de Medjugorje: 17
Carlos Minc: 16
Deixe um comentário