Às 12h04, verão começa primeiro em Ubatuba

É amanhã, domingo, com hora marcada: às 12h04, o verão chega primeiro a Ubatuba, bela cidade do litoral norte paulista, que está preparando uma grande festa na praça Trópico de Capricórnio, com queima de fogos, toque de sirenes do Corpo de Bombeiros e tudo a que tem direito.
[nggallery id=14705]

Aqui em São Paulo, com o céu carrancudo e o calor demorando a chegar, nem me lembrava que estamos quase entrando no verão. Quem nos dá esta boa notícia é o velho amigo Ivan Quadros, que apresenta o Jornal do Meio Ambiente na rádio Caraguafm e nas horas vagas escreve para o Balaio.

Em Ubatuba, um monumento ao verão

Além de conhecida como a Capital do Surfe, Ubatuba se gaba de ser a primeira cidade do Hemisfério Sul a comemorar a chegada do verão.

Muito antes de Padre Anchieta, que já tem o seu monumento no centro da cidade, na praia do Cruzeiro, já passava por lá o Trópico de Capricórnio.

Por esse bom motivo, a prefeitura vai reinaugurar neste domingo a Praça Trópico de Capricórnio. A obra deve ser entregue pontualmente à população às 12h04, quando o sol, a pino, projeta os primeiros raios da nova estação em todo o Hemisfério Sul, justamente naquele ponto imaginário do litoral norte de São Paulo.

Quem passa pela rodovia Ayrton Senna, a caminho do litoral, certamente já leu a placa: “Você acaba de cruzar o Trópico de Capricórnio”.

É “cruzar” mesmo porque a linha do referido trópico circunda indefinidamente a terra. Mas, “estar”, só em Ubatuba, na latitude 23º 27′ Sul, junto ao monumento que fica na avenida 9 de Julho, praia do Itaguá, em frente ao aeroporto.

Trata-se de um fenômeno conhecido como solstício de verão: é o dia em que o sol está no seu ponto máximo de distância do Equador, declinando-se para o pólo sul. Portanto, não há dúvidas de que o verão começa em Ubatuba.

A chegada do verão será comemorada com toque de sirenes do Corpo de Bombeiros, grande queima de fogos e uma programação oficial recheada de apresentações artísticas.

Ao lado do monumento inaugurado em 2002, uma providencial placa informativa explica sobre o fenômeno: “É a primeira cidade litorânea da Terra com concentração populacional, na linha do Trópico de Capricórnio”.

Se a chegada do verão era o gancho que faltava para passar a régua em 2008 (com as melhores lembranças, e são muitas) e começar as férias, quem estiver em Ubatuba será o primeiro da fila com direito ao sol.

Como o próximo verão vai até 20 de março, uma 6ª feira, às 11h44m, ao todo serão 88,99 dias (o último decimal é Ubatuba) com direito a praia.

Sejam todos bem-vindos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.