O outro Guimarães Rosa

O escritor Guimarães Rosa retratou o Brasil e os brasileiros como poucos. Porém, escritor não foi o único ofício que ele exerceu durante sua vida, foi médico e também foi diplomata.

Seu primeiro posto na diplomacia foi o de vice-cônsul do Brasil em Hamburgo, na Alemanha, cargo esse que ocupou entre 1938 e 1942, auge do regime nazista e início da 2ª Guerra Mundial.

Esse período é retratado no documentário Outro Sertão, das cineastas Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, que através de imagens de arquivo da época, documentos, relatos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, acompanham o tenso momento de Guimarães Rosa na Alemanha e como sua figura, assim como de sua mulher Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, foi fundamental para que milhares de judeus tenham recebido auxílio na fuga para o Brasil.

O filme venceu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília e foi escolhido pelo voto popular como o melhor documentário brasileiro da 37ª Mostra internacional de Cinema em São Paulo e, nessa terça-feira, 3 de dezembro, terá sessão gratuita no Tenda Cultural Ortega e Gasset, na Rua do Anfiteatro, dentro da Cidade Universitária, o campus da USP.


Comentários

Uma resposta para “O outro Guimarães Rosa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.