Na onda do sucesso e da exposição que vem tendo o novo “ícone pop” mundial Barack Obama, os comerciantes não perdem tempo e tentam lucrar vendendo produtos relacionados ao presidente norte-americano.
Mesmo antes de ser confirmado como sucessor de George W. Bush, durante a campanha presidencial os itens ligados a sua pessoa já vendiam de maneira assustadoramente rápida. E está enganado quem pensa que esses produtos se limitam a camisetas e broches. Há desde molhos, como salsa picante, até camisetas para cachorro e tequila.
Após ser eleito (em 4 de novembro), as vendas alavancaram ainda mais e tiveram o ápice durante o Natal. Decorações natalinas expondo a imagem de Obama foram mais comuns do que os perus durante essa data. Nem Sasha, 7 anos, e Malia, 10, as filhas de Obama, escaparam. Bonecas réplicas das duas meninas já podem ser adquiridas com facilidade na internet, apesar da fabricante, a Ty Inc., negar que os produtos, denominados “Sweet Sasha” (Doce Sasha) e “Marvelous Malia” (Maravilhosa Malia), sejam inspirados nas filhas do presidente. Tudo isso depois de protestos da mãe e primeira-dama, Michelle, que não gostou da “mercantilização” das filhas.
De qualquer forma, Obama está na moda. Fica a torcida para que toda essa esperança e otimismo sejam correspondidos, e o presidente consiga com que os Estados Unidos volte a caminhar, mesmo com passos tímidos e lentos, sempre para frente.
Deixe um comentário