José Luiz Passos vence Prêmio Portugal Telecom

ewrvbntmy
O escritor José Luiz Passos com os prêmios recebidos na noite da quarta-feira (4). Foto: Reprodução.

Segundo livro do pernambucano, O Sonâmbulo Amador (Editora Alfaguara), foi considerado também o melhor na categoria romance, concorrendo com outros três finalistas: Daniel Galera (Barba Ensopada de Sangue) — que acaba de vencer o Prêmio São Paulo –, Miguel Sanches Neto (A Máquina de Madeira) e o angolano Valter Hugo Mãe (O Filho de Mil Homens).

O livro conta a história de um funcionário de indústria têxtil que tem um surto psicótico em que misturas delírios com lembranças dos anos 60. Nascido em 1971, Passos é formado em sociologia e fez doutorado em letras. Atualmente é professor de literaturas brasileira e portuguesa na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde também foi, de 2008 a 2011, diretor do Centro de Estudos Brasileiros.  Seu primeiro romance, de 2009, Nosso grão mais fino (Alfaguara), conta a história de dois amantes que imaginam uma relação incestuosa, enquanto assistem à ruína das suas famílias no Nordeste canavieiro.

Passos recebeu 100 mil reais pelo prêmio. Os outros vencedores da noite foram Cíntia Moscovich,  na categoria contos, com Essa Coisa Brilhante Que é a Chuva (Editora Record) – a obra reúne nove contos da autora gaúcha (1958), também jornalista e mestre em Teoria Literária; e, na categoria poesia, o carioca Eucanaã Ferraz (1961),  professor de literatura brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com seu sexto livro, Sentimental (Editora Companhia das Letras). Cada um irá receber 50 mil reais.

Durante a cerimônia, realizada nessa quarta, dia 4, no Auditório Ibirapuera, com apresentação de Camila Morgado Matheus Nachtergaele,  também foi lançada a obra Livro das Palavras, organizada pela curadora do prêmio, Selma Cateano, e o escritor José Castello. O título reune entrevistas e ensaios sobre a obra de 27 ganhadores do prêmio.Além de Caetano, coordenadora do evento, que está em sua 11ª edição, os demais curadores foram: Antonio Carlos Secchin (na categoria poesia), Luiz Ruffato (romance) e Marcelino Freire (contos e crônicas). Ao todo foram inscritos 450 livros.


Comentários

Uma resposta para “José Luiz Passos vence Prêmio Portugal Telecom”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.