Mais uma semana!! Aliás, menos uma deste ano intenso, maravilhoso e terrível. É… 2013 está quase no final… E a Brasileiros está aqui para te ajudar a se lembrar da beleza do que passou e do peso do que não poderemos esquecer. Quanta dualidade para um parágrafo só. Ei… Vamos ao que interessa! O QUE SEMANA! está no ar!
Tá prestando atenção?
1- Funeral de Madiba
A cerimônia de despedida do eterno Nelson Mandela, que aconteceu na terça-feira (10), foi a maior reunião de chefes de estado desde o funeral do papa João Paulo II, em 2005. De acordo com o governo da África do Sul, cerca de cem chefes de Estado ou governo – atuais ou aposentados – estiveram presentes, junto das milhares de pessoas que lotaram o FNB Stadium, mais conhecido como Soccer City, em Johannesburgo. Tudo foi muito intenso (leia).
Outra cena polêmica envolvendo o mandatário foi registrada pelo fotógrafo da AFP Roberto Schmidt. Na arquibancada do estádio, a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning Schmidt, em companhia de David Cameron e Obama, segura o smartphone e tira um selfie dos três – sorrindo (leia mais).
A sequência de imagens rodou o mundo. Todas as fotos mostravam a cara de Michelle Obama com a expressão fechada, como desta foto acima. Claro a internet (e a grande mídia) aproveitou e tirou uma onda grande, não sobre o constrangimento de um selfie numa cerimônia fúnebre, mas sim da suposta cena de ciúmes de Michele, em relação à dinâmica do marido e a primeira-ministra.
Então entra em cena o fotógrafo para explicar que não havia ciúmes na imagem. Em post publicado no blog dos correspondentes da agência AFP, Schmidt conta que a fotografia foi feita minutos após o discurso de Obama em meio a um clima de celebração pela memória de Mandela e que Michelle havia participado da cena de descontração (leia).
Outra polêmica foi o caso do intérprete dos discursos que não conhecia a linguagem do sinais. Na quarta-feira (11), a Federação de Surdos da África do Sul denunciou o falso intérprete, que não seguiu nenhuma das regras de gramática e de estrutura da língua. Veja abaixo um gif da situação constrangedora…
E o corpo do ex-presidente da África do Sul e líder antiapartheid Nelson Mandela foi enterrado neste domingo (15) em seu vilarejo ancestral de Qunu, após dez dias de homenagens. Mandela morreu no dia 5 de dezembro aos 95 anos. O enterro foi acompanhado por cerca de 4,5 mil pessoas. Tata, Madiba!
2- Semana cheia de polêmicas no futebol
As cenas de extrema violência registradas durante o jogo entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama, no último domingo (8), levaram representantes do governo federal, do Poder Judiciário e de entidades desportivas a discutir medidas para garantir a segurança nos estádios. A reunião foi realizada na quinta-feira (12) no Ministério do Esporte (leia).
Foi definido, na quarta-feira (12), em Luque, no Paraguai, o caminho para os brasileiros em busca do título da Libertadores de 2014. Confira o sorteio (aqui).
Já o Fluminense e Vasco tentam na justiça a permanência na série A. Alguns descuidos de Portuguesa e Flamengo na última rodada do Brasileirão abriram brecha para uma possível “virada de mesa” (leia mais).
E a Justiça do Trabalho do Amazonas interditou obras da Arena da Amazônia, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus. A decisão foi tomada na noite de sábado (14), poucas horas depois de um trabalhador morrer após cair de uma altura de 35 metros quando instalava os refletores do estádio. Marcleudo de Melo Ferreira, 22 anos, chegou a ser levado para o Hospital 28 de Agosto, em Manaus, mas não resistiu aos ferimentos.
3- Rivalidade, criatividade e a zoeira que não tem fim
Campeão Gaúcho de 2013, o Internacional não conseguiu superar as expectativas e falhou nos objetivos planejados para o Brasileirão. Seu elenco caro e cheio de estrelas não ajudou, enquanto seu maior rival, o Grêmio, vice-campeão brasileiro, carimbou a passagem para a libertadores. Bom, isso é o que dizem nossos repórteres alucinados por futebol.
O fato é que, apesar do Campeonato Brasileiro já ter acabado, as provocações entre os times rivais continuam. O Grêmio publicou na segunda-feira (9) uma foto de um torcedor usando binóculos, no Facebook, em alusão ao Internacional – longe na tabela de classificação e próximo do rebaixamento. Mas, o Inter agiu rápido, respondeu com a foto do que estaria vendo aquele torcedor de binóculos: as diversas taças conquistadas durante a história do Colorado, como a do Mundial, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Hehe. Vale o registro.
Enquanto isso, flamenguistas foram desafiados a assistir jogo em silêncio em troca de R$ 100 mil.
4– Hollande visita Brasil para reforçar alianças
Na quinta-feira (12), desembarcou em Brasília o presidente francês, François Hollande. As declarações políticas de Hollande e da presidenta Dilma Rousseff destacaram a cooperação entre os dois países em temas polêmicos como a espionagem eletrônica americana; a candidatura brasileira a um assunto fixo no Conselho de Segurança da ONU; o aumento do intercambio comercial e dos investimentos entre Brasil e França; e, finalmente, a intenção de retomar as negociações sobre um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Leia o texto do nosso correspondente na capital federal, Eduardo Hollanda, que narra os detalhes da visita.
5- Você viu?
O Ministério da Justiça enviou ao Supremo, na terça-feira (10), o inquérito que investiga as propinas pagas a funcionários públicos por empresas multinacionais que fornecem vagões e trilhos para o metrô de São Paulo, nas gestões do PSDB (leia).
6- Aprovação e aniversário
Pesquisa CNI/Ibope, divulgada na sexta-feira (13), apontou que a avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff subiu de 37% para 43% em relação ao último levantamento, em setembro. No mesmo período, a sondagem registrou uma queda de 39% para 35% dos entrevistados que consideram o governo regular e o percentual dos que o avaliam como ruim ou péssimo oscilou dentro da margem de erro, de 22% para 20%. O percentual dos entrevistados que aprovam a maneira da presidente Dilma Rousseff de governar foi de 54% para 56% (mais informações).
Falando na presidenta, no sábado (14), Dilma comemorou o seu aniversário de 66 anos com a família, em Porto Alegre. Durante jantar na casa do ex-marido, Carlos Araújo, ela recebeu os músicos nativistas do grupo Canto Alegretense.
Amigas e amigos, agradeço a todos pela gentileza nesse dia. Estamos juntos #DiaDaDilma #DilmaDay
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 14 dezembro 2013
7- Abuso de poder, julgamento e decisões
Na terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) afastou a governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), por abuso de poder econômico e político. Rosalba é acusada de ter usado, no ano passado, o avião oficial do estado para viajar a Mossoró e participar da campanha eleitoral para a prefeitura, na qual apoiou a candidata de seu partido, Cláudia Regina, que foi eleita. No último mês de campanha, Rosalba teria usado 56 vezes o avião do governo para ir a Mossoró. A governadora recorreu da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Ministra Laurita Vaz decidiu que Rosalba Ciarlini deve continuar como Governadora do Estado do Rio Grande do Norte até o julgamento final do caso (leia).
Boa noite.Quero agradecer às inúmeras mensagens, à solidariedade, a todos que estiveram em oração. Graças a Deus a justiça foi feita.
— Rosalba Ciarlini (@RosalbaCiarlini) 13 dezembro 2013
8- Comissão da Verdade diz que JK foi assassinado
Na mesma terça (10), a Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, em atividade na Câmara Municipal de São Paulo, divulgou relatório afirmando que não restam dúvidas de que o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, morto em um acidente de carro em 1976, foi assassinado pela ditadura militar.
O documento, de 29 páginas, divulgado pelo vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da comissão, contém 90 provas, indícios, testemunhos, contradições, controvérsias e questionamentos levantados para concluir pelo crime (leia). Leia também a reportagem da nossa repórter especial Luiza Villaméa, sobre as mortes de Jango, Lacerda e Juscelino, que incomodavam a ditadura e eram monitorados pelo SNI e CIA.
E no sábado (14), o Ato Institucional nº 5 completou 45 anos, definindo o momento mais duro do regime, em que se proibia, por exemplo, as manifestações populares de caráter político, impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro, músicas, entre muitas, muitas outras coisas. Lembrar é preciso.
9- Papo reto de Mujica
Na sexta-feira (13), o presidente do Uruguai, José Mujica, mandou recado ao presidente da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) da ONU, Raymond Yans: “Diga a esse velho que não minta: comigo qualquer um se reúne na rua. Que venha ao Uruguai e se reúna comigo quando quiser. Que não fale para a tribuna”. Yans criticou duramente o Uruguai por aprovar uma lei que permite o cultivo e a venda de maconha e afirmou que não conseguiu dialogar com as autoridades do país sobre o tema (leia).
10- Tecnologias e as possibilidades
Você se lembra? Na semana passada, noticiamos a que a gigante Amazon prepara, para 2015, um sistema de entregas em que serão usados drones (veículos aéreos não-tripulados) para o despacho de encomendas. O que talvez você não saiba é que os robozinhos um pouco maiores são usados hoje pelo governo norte-americano, com fins militares.
Na quinta-feira (12), os EUA intensificaram ataques com drones e mataram 13 civis no Iêmen, eram convidados que se deslocavam para uma festa de casamento na cidade de Radda, capital da província iemenita de Bayda, a cerca de 170 quilômetros da capital Saná. O país é um dos países onde os EUA admitem estar usando drones, embora não comentem sobre as ações práticas. Leia mais.
11- Você viu?
O escritor Stephen King criticou o financiamento de guerras com dinheiro público e declarou-se envergonhado de ser cidadão do Estados Unidos devido ao alto nível de violência desse país. Foi isso que o escritor afirmou em entrevista ao diário espanhol El País. Com mais de 300 milhões de livros vendidos e obras emblemáticas como O Resplendor, King qualificou de vergonhosa a venda de armas semiautomáticas como a empregada recentemente na matança de Connecticut.
12- Discussões sobre mobilidade
A reportagem de capa da Época São Paulo, da semana que passou, era intitulada “Faixa exclusiva de ônibus: Haddad achava mesmo que o paulistano deixaria o carro em casa?”, e decretava que a construção dos corredores havia falhado em sua missão de melhorar o trânsito da cidade, após menos de um ano da gestão do novo prefeito.
Brasileiros conversou com Natália Garcia, jornalista dedicada ao debate sobre urbanismo e mobilidade e criadora do projeto Cidades para Pessoas, que decidiu escrever uma resposta à revista. O texto “Resposta aberta à revista Época São Paulo”, publicado nesta semana na internet, teve rápida e gigantesca repercussão nas redes sociais. Vale a reflexão (clique e leia)!
13– Geração Y: Quem são esses caras?
Eles são 55 milhões de brasileiros, entre 18 e 33 anos. A reportagem de capa de dezembro da Revista Brasileiros (nas bancas de todo o Brasil) fala sobre esses jovens que levam a sério a ideia de felicidade, principalmente no trabalho. Conversamos com sete jovens dessa geração que representam bem os chamados millennials.
Nossa reportagem entrevistou especialistas em comportamento e internet, como Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e do Creative Commons no Brasil que afirma: “O mais interessante de tudo é que estamos chegando ao momento em que essa geração aproxima-se cada vez mais do poder. Mas trocas de guarda não são novidade. O contraste, desta vez, é que o modus operandi. A anterior é do planeta analógico, esta, do digital. No Brasil, gerações anteriores a Y foram responsáveis por mudanças e conquistas essenciais para a democracia. A Y, por sua vez, ainda procura encontrar seu lugar no mundo, vencer a insegurança e entender tanto a que veio quanto o que pode efetivamente fazer”. Leia a reportagem completa aqui.
14- Balanço da internet – parte 1
E o YouTube, maior plataforma de streaming de vídeos divulgou, na quarta-feira (11), a lista dos 10 vídeos brasileiros mais vistos de 2013. O campeão foi a paródia “Tô sem sinal da TIM”, com 19 milhões de acessos. Em segundo lugar, o vídeo “Na Lata”, do Porta dos Fundos e, em terceiro, o clipe “Noite de São João – festa Junina da Galinha Pintadinha”, mega sucesso do público infantil. Em quarto está o vídeo Os 10 mandamentos do Rei do Camarote, publicado no dia 1º de novembro, pela Veja São Paulo. O vídeo conta, hoje, com mais de 6 milhões de visualizações. Todo mundo checando aquelas dicas maravilhosas (só que não) do empresário Alexander de Almeida, de 39 anos, que chega gastar 50 mil em uma noite. Abaixo a playlist com todos destaques.
15- Natal com os gatos (super) celebridades
O sonho virou realidade. A marca de ração Friskies reuniu Grumpy Cat, Colonel Meow, Nala Cat, Oskar the Blind Cat e Hamilton the Hipster Cat para estrelar o vídeo da canção “It’s Hard to Be a Cat at Christmas”. E o melhor, o vídeo fofo é para ajudar a levantar fundos para abrigos de animais nos EUA – a marca vai doar uma lata de comida para gato para cada view do vídeo no YouTube, mas estabeleceu um limite de até 500 mil unidades. Em cinco dias, clipe já tem quase 2 milhões de visualizações.
16- Balanço da internet – parte 2
Segundo o Twitter, a mensagem mais “retuitada” do ano foi a da atriz norte-americana Lea Michele, um dos destaques do seriado adolescente “Glee”. Infelizmente, o motivo foi a morte do namorado dela, o ator Cory Monteith – o casal contracenava na série. O tweet alcançou 408 mil retuítes em 133 países. São informações que certamente não mudarão o seu dia a dia, mas dão a dimensão da abrangência da internet.
17- Chega
E se você tem costume de montar árvores de Natal, seguem modelos de pinheirinhos para não copiar. Coisas que a internet compila para você…
Boa semana e fique sempre muito ligadinho!
Leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.
Deixe um comentário