O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou projeto de lei que iria disponibilizar dados de execução do orçamento municipal na internet. O Novoseo, sistema de informação adotado em 2005, seria disponibilizado no site da Prefeitura para toda a população acessar. Segundo o texto do projeto, as pessoas poderiam acompanhar “não só o relatório resumido da execução orçamentária, mas também os gastos efetuados por todos os órgãos da administração pública”.
Kassab justificou o veto afirmando que outras leis já possibilitam a divulgação de dados do orçamento. Segundo a Prefeitura, o site da Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza dados e relatórios atualizados sobre as operações financeiras. Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo, rebate e diz que as informações do Novoseo são mais detalhadas e fáceis de ler. A autora do projeto, ex-vereadora e hoje subprefeita da Lapa, Soninha Francine, afirma que o Novoseo permite um acompanhamento dos gastos em tempo real. A decisão de Kassab contraria discurso do prefeito recém-empossado de uma gestão com “transparência total”.
O Brasil já chega na casa dos mais de 60 milhões de usuários de internet, o equivalente a mais de 47% da população adulta, com mais de 16 anos. Obama foi eleito nos EUA com uma campanha ligada aos usuários da web e, depois de empossado, repaginou o site da Casa Branca para a população ter acesso às informações oficiais com mais transparência. Em tempos de difusão da internet e aprimoramento das instituições políticas no País, Kassab está na contramão da história.
Deixe um comentário