Ousar, lutar e vencer

1383587_10200518074736802_100679913_n

Desde cedo, Rafaela Marques, 27 anos, sabia o que queria ser – seu pai é jornalista e seu avô, além de escrever, foi líder sindical e preso político durante a ditadura. “Eles queriam me proteger, que eu tivesse uma profissão com menos cobranças sociais e percalços financeiros. Bom. Não deu”, conta a garota.

Rafaela fez publicidade e jornalismo, uma de tarde e a outra a noite. Pela manhã ela trabalhava. Foi responsável por toda a parte orçamentária e de planejamento pra criar a ouvidoria do SUS, no Maranhão. Por isso, comprou um apartamento, com a própria grana, aos 24. A Rafaela largou tudo para abrir uma agência – a Matilde Conteúdo e Guerrilha –, aos 25, junto de sua sócia Nicolle Machado.  “Tudo isso nasceu da vontade de fazer algo comprometido com o mundo. E do meu medo de buscar isso nas mídias tradicionais e me frustrar”.

Em novembro deste ano, ela conseguiu uma licença para realizar a TEDxPraçadaAlegria (clique aqui e tenha acesso ao conteúdo produzido), em São Luís, uma conferência, seguindo as regulamentações do TED – fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos conhecida por suas conferências, de 18 minutos no mundo todo. Ela não tinha grana inicialmente. Realizou o evento conectando pessoas, conseguindo parceiros, ligando pontas. “Falamos de direitos humanos, urbanismo, poesia e sobre marco civil. Foi uma experiência global para de democratizar o conhecimento produzido. No final, as pessoas se abraçavam, choravam juntas”. 

*Foto arquivo pessoal.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.