A Receita Federal liberou hoje, segunda-feira (16), a consulta ao último lote de restituições da Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Parte dos contribuintes receberão ainda hoje o dinheiro da restituição na conta corrente indicada no momento da declaração. O outro grupo só receberá os valores da restituição no próximo dia 20.
De acordo com o secretário Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, neste ano, a liberação do último lote em duas datas permitiu contemplar o maior número possível de restituições, incluindo as que foram liberadas da malha durante o mês de dezembro.
Quem não estiver no último e sétimo lote do ano e não estiver nos outros seis anteriores, automaticamente caiu na malha fina. Até agora, são 711.309 mil declarações com expectativa de imposto a restituir que estão em malha, ante os 604.299 em igual período do ano passado.
Para consultar, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.
No entanto, cair na malha fina não indica, necessariamente, ter um problema com a Receita Federal. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção de erros, e as eventuais restituições são pagas após a questão ter sido resolvida – nos chamados lotes residuais do Imposto de Renda. Como acontece no último lote deste ano, que também foram incluídas declarações feitas entre os anos de 2008 a 2012.
Porém, caso o contribuinte encontre erros na declaração, recomenda-se fazer a declaração retificadora, que é feita da mesma forma que a declaração comum, com a diferença que no campo “Identificação do Contribuinte” deve ser informada que a declaração é retificadora. Para isso, é importante informar o número do recibo de entrega da declaração anterior para a realização do processo. A entrega da declaração retificadora poderá ser feita pela internet.
Deixe um comentário