Aumenta número de alunos da rede pública na Medicina da USP

O número de estudantes da rede pública de ensino (estadual, municipal ou federal) que ingressou na faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a Pinheiros, passou de 9,7% em 2008 para 37,7% em 2009. A faculdade tem as notas mais altas no vestibular, além de ser um dos cursos mais disputados. O número também aumentou se a conta incluir a Santa Casa, com os campus de São Paulo e Ribeirão Preto. A porcentagem de alunos da escola pública convocados em primeira chamada passou de 7,9 para 24,6 em 2009.

Segundo diretores dos colégios públicos, uma das razões para o aumento seria o programa de inclusão da USP, o Inclusp. O programa dá bonificação de até 12% de pontos a mais no vestibular, conforme resultados de avaliações dos alunos.

A razão do aumento é o menos importante. Relevante é ver um quadro que vinha desde o ensino médio até o ensino superior do Brasil se reverter. O equilíbrio de alunos da rede pública com os da rede particular nos bancos das faculdades é o melhor cenário. Além disso, passa o recado de que a rede pública de ensino no País pode, sim, voltar a ter eficiência. Boa notícia!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.