Valorizar o impresso em meio às mudanças que o meio digital impôs ao campo da produção editorial é um dos objetivos da revista Livro, que chega a sua terceira edição. O lançamento acontece hoje (17) na Livraria João Alexandre Barbosa, localizada no prédio da biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, a partir das 18h.
O projeto é uma publicação do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (NELE), da Universidade de São Paulo (USP) e nasceu do esforço e do interesse de professores, pesquisadores e profissionais que se dedicam a discutir e se aprofundarem na reflexão, no debate e na difusão das pesquisas que têm a palavra impressa. Um dos objetivos da publicação é apontar tendências, revelar autores e promover debates ao redor das mutações e dos desenvolvimentos observados nesse campo de pesquisa nos últimos anos.
Editada pelos professores Plínio Martins Filho e Marisa Midori Deaecto, a edição n. 3 da Livro se mantém fiel à vertente de estudos sobre a leitura e o objeto livro no Brasil e no mundo. Um dos destaques da terceira publicação é um dossiê especial voltado para a literatura feita para jovens e crianças.
Segundo a editora Marisa Midori Deaecto, esta edição busca caracterizar o mercado editorial do livro infanto-juvenil na América Latina e em outros países onde a tradição do gênero é forte, como na França e Bélgica. “Nós temos um mercado muito criativo e rico no Brasil. Mas o que acontece bastante aqui é que muitas editoras brasileiras se especializaram em editar e publicar traduções”, aponta.
Além do especial sobre a literatura infanto-juvenil, a revista traz seções abordadas desde a primeira edição, como o resgate da memória de algumas bibliotecas do Brasil e livrarias antigas. Um dos artigos, assinado por Claudio Giordano, revela, com nostalgia em primeira pessoa, as andanças do editor sobre São Paulo e as livrarias que costumava frequentar.
Outra seção reúne cartas que o bibliotecário, bibliógrafo e ensaísta Rubens Borba de Moraes trocou com um livreiro português. Na editoria destinada à homenagens, as atenções se voltam para o tipógrafo Massao Ohno (1936-2010), um dos principais editores independentes no Brasil e lembrado como o principal editor da carreira de Hilda Hilst.
Para Marisa, um dos desafios e objetivos da Livro é produzir uma publicação que não se restrinja somente ao mundo acadêmico e científico. Além das seções destinadas a artigos densos e pesquisas aprofundadas, a Livro envolve o leitor comum em curiosidades acerca do universo literário, da paixão pelas páginas impressas e dos personagens que também se tornaram literatura. “Queremos também cultivar um novo público”, conta Marisa.
Serviço
Lançamento da edição nº3 da revista LIVRO
Local: Livraria João Alexandre Barbosa
Prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 – Cidade Universitária
Dia 17 de dezembro, das 18h às 21h
Deixe um comentário