Suicídios aumentam no Japão

Em janeiro, houve um aumento de 15% no número de suicídios no Japão em relação ao mesmo mês de 2008. Segundo dados da Agência Nacional de Polícia, foram registrados 2.645 suicídios, um número maior em comparação ao mês do ano passado (2.305 casos).O governo japonês está preocupado com a situação, que pode ter sido agravada pela crise econômica.

O país tem sido um dos mais afetados pela grande crise que atinge o mundo. A população que perdeu o emprego nos últimos meses de 2008, período agudo para o Japão, está passando por dificuldades por causa do fim do seguro-desemprego, pago por três meses. O fim de março é uma época de preocupação, já que coincide com os exames vestibulares e a temporada de contratações no país. Muitos que ficam fora desse processo optam pelo suicídio. Além disso, a tradição samurai de dar fim à própria vida em nome da honra, os camicases da 2ª Guerra Mundial e as principais religiões do Japão (budismo e o xintoísmo), que são neutras em relação ao suicídio, agravam muito o problema.

Mais do que salvar bancos, empresas, indústrias e a economia em geral, o mundo tem de se atentar à saúde mental da população. O caso do Japão é exemplar para que haja mais atenção em relação ao grave problema. O governo japonês mostra-se muito preocupado com a situação dentro do país e procura prestar ajuda à população, com campanhas e auxílio da própria população. No entanto, é algo para não só um país ficar atento, mas o mundo inteiro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.