Chegou a hora. A última QUE SEMANA! Brasileiros do ano acaba de entrar no ar. Eu sei, eu sei… Aquele peru com farofa de banana ou com fios de ovos e uvas passas, aquela rabanada cheia de açúcar (e óleo) e o chocotone não deixaram sentir a nossa falta. Mas, em todo caso, vamos celebrar juntos o fim de ano! Vamos aos fatos que você deveria ter lido na última semana, além de fazer uma pequenina retrospectiva dos acontecimentos a serem lembrados de 2013! Vem ser feliz com a gente!!
1- Muito amor e arrependimento
Na semana que passou, uma filha quis demonstrar muito amor a sua família. Bárbara Evans, filha de Monique Evans, fez tatuagens amorosas em homenagem aos seus pais na segunda-feira (16).
Dizem que tudo isso foi depois de um período sem falar com a mãe. Elas teriam brigado após a filha ter entrado no reality show “A Fazenda”. Só que internet não perdoou os traços duvidosos do tataudor em seu ante-braço fininho. A modelo, que postou a foto nas redes sociais, logo virou o assunto mais falado do dia e recebeu inúmeras “homenagens” sob a hashtag #projetoBárbaraEvans. Hehe. Está tudo reunido neste tumblr.
Ficou por conta da mãe, Monique, a função de responder às críticas: “Porque ela fez algo sem pensar, vocês detonam ela dessa maneira? Já pensaram que naquele momento ela queria me mostrar que me ama, e que fez uma cagada (!!)… porque o cara era ruim? Tadinha!”, comentou – com todas as palavras – a ex-apresentadora de TV via Instagram.
E a polêmica não acabou. Em três dias, ela fez a tatuagem, virou meme e, finalmente, começou a retirar a tatuagem. Ela fará seis sessões usando uma das mais avançadas tecnologias para remoção de tattoos. “Não curti o desenho, não combinou comigo. Então, resolvi tirar”, explicou. É tempo de Natal, tempo de exercitar a compaixão. HEHE
2- Desejos de final de ano
José Serra, em sua página do Facebook, decidiu celebrar o natal e então nos presenteou com essa pérola.
Enquanto isso, Aécio Neves apresenta um esboço de programa de governo, que não agradou, nem a imprensa amiga.
3- Retrospectivas e números
Mudando de praia, o Vine é uma rede social para quem quer registrar aqueles momentos maravilhosos em vídeos de até 6 segundos. E o nosso queridíssimo Buzzfeed fez uma retrospectiva, divulgada nesta semana, dos melhores gifs de cachorrinhos do ano, que foram criados pelo aplicativo. Vale a pena o clique, é muita fofura:
Já o site norte-americano Masheble – especializado em cultura da internet – fez uma lista com as 100 imagens poderosas deste ano, vale a pena ver. Entre as imagens do ano, esta a dos manifestantes pulando as catracas, em meio aos protestos de junho no Brasil. Leia nosso especial na edição de junho da Revista Brasileiros.
Outra retrospectiva que circulou bastante na internet foi a das análises de Míriam Leitão, de fim de ano. Reveladora.
E não é que é difícil lidar com os números do governo? Na quinta-feira (19), o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que revela: a taxa de desemprego de novembro fechou em índice histórico: 4,6%.
E em clima de retrospectiva: Em agosto, foram divulgados os números do índice Gini, que demonstraram que, entre 2000 e 2010, a desigualdade de renda entre seus habitantes diminuiu em 80% dos municípios, revertendo uma tendência histórica: na década anterior, a desigualdade havia aumentado em 58% das cidades. Outra boa nova foram os números do Bolsa Família – que completou 10 anos em 2013 – entre eles: cada real investido no Bolsa Família vira R$ 1,78 no PIB (leia aqui).
4- Inversão e tristeza
Foi notícia no domingo (15), uma jovem redatora da agência Y&R da Indonésia morreu após trabalhar 30 horas seguidas. Para tal, Mita Diran ingeriu bebidas energéticas para se manter desperta. Abaixo seu último tweet (leia mais). Triste…
Em outubro, a americana Marina Shrifin, descontente com seu trabalho na Next Media Animation – empresa sediada em Taiwan que publica matérias jornalísticas na internet -, decidiu fazer um vídeo para pedir demissão: “Por quase dois anos sacrifiquei relacionamentos, tempo e energia por este trabalho. Mas meu chefe só se preocupa com o número de acessos que cada vídeo tem, então decidi fazer um para mim mesma”, explicou nas legendas do vídeo que tem mais de 17 milhões de acessos. A empresa respondeu fazendo um vídeo no mesmo conceito. A Brasileiros em dezembro se debruçou nesses jovens que querem cada vez mais satisfação no trabalho, os jovens da Geração Y (leia).
5- Espionagem e desdobramentos
Edward Snowden foi a personalidade do ano. O esquema de espionagem revelado pelo ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos – a NSA – chocou o mundo e encerrou um ciclo de uso da internet tal qual conhecíamos. Aos poucos, ficamos sabendo que Dilma era alvo, que a Petrobras também, tal como o Ministério das Minas e Energia. Angela Merkel, chanceler alemã também foi espionada. Civis de todo o mundo também tem seus dados armazenados sem pudor, e que não foram respeitados os direitos humanos básicos.
Merece ser lembrado, também, o discurso de Dilma Rousseff na Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro. A presidenta mostrou que não estava de brincadeira quando exigiu explicações do presidente norte-americano Barack Obama, repudiou a espionagem e propôs o Marco Civil Multilateral da Internet (leia). Na quinta-feira (19), a ONU aprovou, por unanimidade, o projeto de resolução “O Direito à Privacidade na Era Digital”, apresentado por Brasil e Alemanha (mais). Dilma poderosa…
Leia também, o especial espionagem na nossa edição de outubro da Revista Brasileiros.
6- Carta aberta e os fatos
Na terça-feira (17), Snowden divulgou carta aberta ao Brasil. Entre outros pontos importantes, o ex-técnico afirmou: “Quando todos nos unirmos contra as injustiças e em defesa da privacidade e dos direitos humanos básicos, poderemos nos defender até dos mais poderosos dos sistemas”. A imprensa noticiou o fato destacando trechos em que ele dizia que gostaria de colaborar mais com o Brasil, a manchete fazia referência a um suposto pedido de asilo político. Dilma não se manifestou sobre, afirmando que não havia chegado nenhuma solicitação formal. No domingo (22), Snowden disse em entrevista ao Fantástico que não pediu asilo em troca de informações (leia mais).
O climão de retrospectiva pede para que se lembre de Bradley Manning, já que foi ele quem marcou nova era na segurança e defesa ao denunciar os abusos dos EUA, nos ataques ao Iraque e Afeganistão (leia os detalhes do julgamento de Manning, que ocorreu em julho deste ano).
7- Haddad: gestão inclusiva e suas consequências
Nos últimos dias, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT): participou da entrega das chaves do que será o primeiro hospital público entregue na cidade em oito anos; Sancionou lei municipal que institui cotas raciais no serviço público – limite mínimo de 20% das vagas e/ou cargos públicos; sancionou o Parque Augusta; E foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para conversar com Joaquim Barbosa sobre a ação para derrubar reajuste do IPTU.
É isso, Haddad teve que recorrer ao presidente do STF contra a ação que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) – junto do PSDB – moveu contra o IPTU progressivo. Mas Joaquim Barbosa atendeu na sexta-feira (20) aos pedidos do empresariado paulista e manteve a suspensão da correção do imposto. Com isso, a cobrança diferenciada proposta pelo prefeito petista, com elevação nos distritos mais ricos, e redução nos mais pobres, não poderá ser aplicada no imposto de 2014.
Fernando Haddad contou na semana passada que recebeu uma ligação de um dono de muitos meios de comunicação dizendo que não daria trégua à prefeitura e que colocaria todos seus veículos contra o IPTU progressivo. “Isso não me foi contado. Isso foi dito”, afirmou. No domingo (22), em entrevista ao Estadão, Haddad conta que “com a máfia dos fiscais, houve ameaça. Parei de andar de ônibus” (leia). Desafios para esta gestão.
8- Sobre selfies em shoppings ou em funerais
E o lugar mais instagramado do mundo em 2013, de acordo com o próprio Instagram, foi um shopping em Bangkok. No ano passado, o mesmo shopping tinha ficado em segundo lugar, perdendo para um aeroporto da mesma localização. Já no ranking das cidades mais fotografadas, Nova York fica em primeiro, Bangkok em segundo, São Paulo em quinto e o Rio de Janeiro em sétimo lugar.
Se em novembro o dicionário Oxford anunciou “Selfie” como a palavra do ano de 2013, você deve imaginar quais eram as fotos nesses lugares rankeados… Para quem não lembra, Selfie significa: “Fotografia que alguém tira de si mesmo e carrega em uma rede social” (saiba mais). Esses números, termos e balanços comprovam a nossa obsessão por ~ nós mesmos~… Para você ter uma ideia, existe até um tumblr compilando todos os selfies em funerais…
9- Bancada de Alckmin barra investigação sobre o “trensalão”
Na última segunda-feira (23), a manchete foi essa. A base de sustentação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na Assembleia Legislativa de São Paulo conseguiu blindar o Palácio dos Bandeirantes contra investigações sobre o cartel que atuou em licitações do Metrô e da CPTM durante sua administração e em outros governos tucanos (leia). Investigação do Ministério Público de São Paulo apontou um superfaturamento que chega a R$ 1 bilhão (leia mais).
10- Rolezinho e pizza de picanha com catupiry
No último dia 7 de dezembro, cerca de seis mil adolescentes apareceram no Shopping Metrô Itaquera e, segundo sua assessoria, “se exaltaram”. Era o “rolezinho” na área, como foi chamado o encontro daquela garotada que se reuniu para curtir um funk, tirar selfies e dar um rolê mesmo no shopping. Só que os outros frequentadores do local se assustaram e os comerciantes chamaram a Polícia Militar. Eles acharam que se tratava de um arrastão. A meninada foi revistada: nenhuma arma, nenhum delito, apenas constrangimento.
No dia 14, outro rolezinho foi marcado, desta vez no Internacional Shopping de Guarulhos. Empresários contrataram segurança particular e pediram ajuda a Polícia Militar. Desta vez, a Folha publicou na segunda-feira (16) um texto com o seguinte trecho: “Seria um arrastão? Saque? Quebra-quebra? Helena de Assis, 55, empresária do ramo de caminhões de mudança, jurava ontem na praça de alimentação lotada ter visto jovens com revólveres. ‘Tem de proibir esse tipo de maloqueiro de entrar num lugar como este’. discursava entre garfadas na pizza de picanha com Catupiry”. Eliane Brum ironizou em sua coluna no El País: Os novos “vândalos” do Brasil, pois quando a juventude pobre e negra das periferias de São Paulo ocupa os shoppings anunciando que quer fazer parte da festa do consumo, a resposta é a de sempre: criminalização.
A pizza de Picanha com catupiry é a versão calórica dos comentários em portais
— Chico Barney (@chicobarney) 16 dezembro 2013
11- Estresse de final de ano
Fim de ano e o turbilhão de contingências. Como esclarece o psicanalista Alcimar Alves de Souza Lima, é tempo de estresse, mas também de desacelerar e nos permitir a sonhar. Leia a reportagem sobre o tema, na edição de dezembro da Revista Brasileiros (na íntegra).
12- Retrospectivas da Brasileiros
– 10 Filmes brasileiros que você deveria ter visto neste ano: Entre eles, Serra Pelada de Heitor Dhalia, Tatuagem de Hilton Lacerda, Cine Holliúdy de Halder Gomes e Elena de Petra Costa.
– 10 filmes estrangeiros que você deveria ter visto neste ano: Entre eles, Tabu de Miguel Gomes, Frances Ha de Noah Baumback, Blue Jasmine de Woody Allen e Django Livre de Quentin Tarantino.
– Nem só de alegrias foi o ano. Brasileiros faz uma última homenagem a algumas figuras ilustres que morreram nesse ano. Entre eles: Emílio Santiago, León Ferrari, Wilson Fitipaldi, Ruy Mesquita, Nilton Santos, Luiz Gushiken, Déda, Nelson Mandela.
– O cinema perdeu muito em 2013– Entre os nomes que se foram, destacam-se os diretores Nagisa Oshima (“Império dos Sentidos”) e Jesus Franco (“Vampiros Lesbos”), o astro do filme “Garganta Profunda” e o galã de faroeste Giuliano Gemma.
– Os campeões de 2013: Entre eles – o ginasta Arthur Zanetti, o nadador César Cielo, a equipe brasileira de judô e Volei, além do Flamengo, Cruzeiro, Atlético Mineiro e da Seleção Brasileira na Copa das Confederações. E quando o ano esportivo parecia sacramentado, as meninas guerreiras do handebol levantaram o caneco, contra todas as expectativas.
– Os 30 discos brasileiros que você deveria ter ouvido este ano: Sem a pretensão de eleger os melhores do ano e consciente de que muita coisa boa ficou de fora, a Brasileiros apresenta uma lista de 30 trabalhos de grande qualidade produzidos ao longo deste 2013. Quase todos estão com links para os sites dos artistas ou para páginas onde é possível ouvir e baixar os trabalhos.
– Além disso, listamos 10 dicas para celebrar o fim de ano sem peso na consciência.
13- Chega… Feliz ano novo!!
Nossa semana termina aqui, depois de um ano puxado, com semanas cheias de muito trabalho e sonhos realizados (em 2013, a Brasileiros ganhou os Prêmios ESSO e Vladmir Herzog, além de dois prêmios de Direitos Humanos da OAB-RS). Fica aqui a nossa mensagem para 2013, em clima de retrospectiva:
Siga seus sonhos
Balões!
Acredite no seu potencial
Como a Beyoncé, que lançou na última semana 14 novas músicas e 17 novos vídeos, desbancando as divas todas as divas da indústria cultural…
Invista em um pouco mais de ousadia para os seus dias
Miley Cirus ousou bastante neste ano. Osmar Freitas Jr. explica o porquê: Tudo isso faz parte do rito de passagem do ídolo teen para continuar relevante.
Mas não tanto assim…
Como ousou Thamsanqa Jantjie – o falso intérprete na homenagem à Nelson Mandela – acusado de assassinato, estupro, roubo e linchamento de dois homens, e que mesmo assim ficou tão perto de Obama (dorme com essa NSA e a CIA).
Não acredite em tudo que você vê por aí
Um dos vídeos que deixaram a grande mídia envergonhada, em julho deste ano: o flagrante de um repórter da Globo forjando um protesto contra a Dilma.
Exercite a memória (ainda mais em ano eleitoral)
– Lembre-se do helicóptero do pó, da incrível denúncia do esquema de corrupção dos trens de São Paulo e da máfia de fiscal da prefeitura de SP.
– Prisão de Genoíno, Dirceu e Delúbio e Roberto Jefferson solto.
– E não se esqueça das tristezas do ano
Ajude o próximo
– No dia 25 de dezembro, médicos cubanos ajudam vítimas das chuvas no Espírito Santo.
Não seja babaca
– Nunca como nos protestos de junho
– Protesto contra o programa mais médicos
– Protesto das faixas de ônibus
Faça um 2014 diferente
(Não faça como Didi Mocó que continua a contar a mesma história… #NoCéuTemPão?)
Não esqueça quem se foi
Fique de olho
– Nos ataques militares do governo norte-americano feito com drones, no Oriente Médio. Na noite de natal, um bombardeio feito por drone dos EUA matou 4 pessoas no Paquistão (leia).
– Fique de olho também na copa do mundo… O evento esportivo terá efeito multiplicador capaz de quintuplicar os investimentos diretos realizados no país para a viabilização da Copa do Mundo, injetando no total R$ 142,39 bilhões até 2014 (leia mais).
Não deixe a tecnologias te confundir
(Vem com a gente que a gente te atualiza nas dicas de tecnologia, inovação, tendências. Para 2014, teremos muitas novidades!)
Nada de se rastejar o ano todo
Vamos em frente! Que 2014, seja cheio de vitórias e muita, mas muita alegria!!!!
>Leia as outras edições do QUE SEMANA! e relembre os fatos mais importantes, semana a semana!
>Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.
Deixe um comentário