Represa de Guarapiranga recebe mil sacos de lixo por mês

A Represa de Guarapiranga, em São Paulo, é responsável pelo abastecimento de água de 4 milhões de pessoas, o equivalente a 20% da Região Metropolitana da capital paulista. No entanto, a própria população não está cuidando bem da represa. Em fevereiro, a Sabesp retirou volume de lixo equivalente a cerca de mil sacos, um recorde.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado realiza, já há dois anos, a retirada de lixo da represa, uma operação chamada Defesa das Águas. O volume de lixo estava entupindo os dutos de captação de água para tratamento e distribuição à população, que ficam próximos da foz do Rio Guarapiranga. Desde o início da operação, um volume equivalente a 1,1 milhão de litros de resíduos, equivalentes a 11 mil sacos de lixo grandes, foram retirados. A poluição nas águas chega pelos bairros próximos, onde vivem quase 1 milhão de pessoas. Garrafas, pneus, embalagens plásticas, entre outras coisas, são encontradas na represa.

Lamentável. Não é possível que no século 21 ainda existam pessoas que simplesmente jogam lixo na rua. Ou aquele motorista ao seu lado que joga a bituca do cigarro na rua. A reportagem é um alerta, principalmente porque trata de uma grande fonte de abastecimento de água para a capital paulista.

LINK RELACIONADO

Sobre o lixo na represa


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.