Só se falou em outra coisa em 2013

Um ano tem 365 dias e, como bem sabem os jornalistas, não é todo dia que coisas relevantes acontecem. Porém, essa realidade parece não existir para os jornalistas/fofoqueiros, aqueles que costumam cobrir o “glamoroso” mundo das celebridades (atores, cantores, esportistas de sucesso…) sub-celebridades (ex-BBB’s, assistentes de palco e afins) e acompanhantes (parentes e parceiros de todos os outros citados). Na vida dessas pessoas, a atividade mais corriqueira acaba virando manchete. É o show da futilidade 2.0, em tempo real!

No caráter “retrospectiva 2013”, vamos relembrar o que de mais estúpido foi destaque no ano nos portais e blogs que fazem o “jornalismo maroto”, aquele que não faz diferença para ninguém, em lugar nenhum!

5ca2a844629f11e383b71261062e4ae8_810 – Simony posta foto do filho caçula
Desculpa Simony! Desculpa filho caçula da Simony! Sinceramente, nada contra a família, até damos os parabéns pelo belo filho, porém, convenhamos, acho que o título da matéria fala por si só quanto a sua relevância…

img_78809 – Di Ferrero desembarca em aeroporto e acena para o paparazzo 
A série “____(nome do cidadão)____ desembarca no aeroporto” é clássica nesse tipo de jornalismo, por ano, centenas de matérias nesse estilo são publicadas, só mudando o protagonista, as vezes nem isso. A ponte aérea Rio-São Paulo é o lugar preferido dos paparazzo de plantão, alguns deles devem dormir no aeroporto.

Mas se é tão comum, por que escolhemos essa? Excelente pergunta! Note que a matéria é um “combo”, Di Ferrero não apenas desembarcou em aeroporto, como também acenou para o paparazzo! As duas ações renderiam manchetes individuais facilmente “Di Ferrero desembarca em aeroporto” e “Di Ferrero acena para o paparazzo”! Uma pena gastar assim um material tão importante…

8 – Glenda Kozlowski toma sol na praia de Ipanema 
É… Por onde começar? Próxima!

7 – Monique Evans cai de joelhos em aeroporto 
Esse estilo jornalístico nos brindou com uma nova categoria de profissional, o “espião de redes sociais”. Essa figura não sai da redação, não apura informação e não sugere pauta, sua função é, basicamente, ficar ligado no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Google+ e qualquer outra mídia que o famoso ou pseudo famoso possa ter perfil, e transformar em notícia seus compartilhamentos cotidianos.

No caso de Monique Evans, ninguém viu seu tombo no aeroporto, nem mesmo os paparazzo de plantão, a pauta foi “sugerida” pela própria, que postou o ocorrido em sua conta de Twitter. 

bruna_insta6 – Bruna Marquezine e Rafaella Santos comem chocolate na cama 
Parem as máquinas! Para você que, felizmente, não sabe, Bruna Marquezine é atriz e namorada de Neymar. Rafaella Santos é irmã do jogador e, graças as sua dedicação quase que integral as redes sociais, acabou se tornando conhecida, se não pelo nome, pela alcunha “irmã do Neymar”.

Sua principal arma para a fama foi o Instagram, onde posta constantemente fotos em viagens acompanhando o irmão, com suas amigas ou as famosas selfies, auto-retrato, normalmente acompanhado de um biquinho ou pose sexy. 

É interessante notar o teor “investigativo” das matérias escritas pelos jornalistas que seguem perfis virtuais. “Ultimamente, Rafaella tem dado a entender que está apaixonada, nas mensagens e fotos que posta nas redes sociais, como desenhando um coração na areia”, acrescenta o texto. É, o que seria do jornalismo sem o Instagram!?

Ah, vale lembrar que nessa modalidade narrativa é fundamental expôr as hashtags escolhidas pelo autor da foto para contextualizar um possível leitor desavisado. No caso da irmã de Neymar, “#lookdodia #gordinhascomfrio”.

download5 – Sabrina Boing Boing mostra mamilo enfeitado para avestruz em zoo 
Um texto que começa assim: “Está entediado? Parece que a DJ Sabrina Boing Boing também. Mas sabe o que ela fez? Foi a um zoológico e resolveu alimentar os animais.”, e termina assim:”Vale lembrar que recentemente Sabrina Boing Boing trocou as próteses de dois litros de silicone por uma de três em cada seio. Será que o avestruz aprovou?”, merece estar em qualquer lista de retrospectiva do jornalismo moleque em 2013. 

Como idiotice pouca é bobagem, a notícia repercutiu também internacionalmente, tendo sido republicada no Huffington Post.

4 – De óculos, Neymar assiste a jogo de basquete em Miami
Sejamos sinceros, quando que uma notícia do tipo “Neymar assiste jogo de basquete em Miami”, seria digna de destaque em algum veículo que se prese? Nunca! Porém, se atentem para o crucial detalhe que faz toda a diferença “De óculos, Neymar assiste a jogo de basquete em Miami”, percebeu? Neymar estava de óculos! Agora sim, justificou a matéria!

3 – Fernanda Paes Leme faz compras no bazar de Giovanna Antonelli
No jornalismo das celebridades, existe uma regra implícita, quase que um código, que pode se transpôr sobre qualquer outro assunto e não precisa de motivação ou explicação para virar notícia: o encontro entre duas celebridades.

Preste atenção nesse exemplo: Fernada Paes Leme deve fazer compras  frequentemente em seu tempo livre. Giovanna Antonelli também não deve ser organizadora de bazar de primeira viagem. Porém, “Fernanda Paes Leme faz compras” ou “Giovanna Antonelli organiza bazar”, são notas que não se sustentam por si só, mas no momento em que Fernanda Paes Leme faz suas compras no bazar de Giovanna Antonelli, pronto, aí está uma pauta concreta!

2 – Rafinha Justus vai a aniversário em São Paulo 
Não sabe quem é Rafinha Justus? Calma, não precisa se desesperar, trata-se da filha do publicitário Roberto Justos com a apresentadora Ticiane Pinheiro. Apesar de apenas 4 anos de idade, parece que a menina não pode sair na rua que já vira notícia, como nessa ocasião, quando foi o destaque da festa de aniversário do filho de Felipe Massa. Grande Rafinha Justus…

img_74681 – Joelho de Bárbara Evans chama atenção durante passeio da modelo
“Bebendo uma latinha de energético, Bárbara Evans foi clicada neste sábado, 27, atravessando uma movimentada rua no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio.”. Essa é apenas a primeira frase do texto, precisa de mais? 

A medalha de ouro fica pela excelência da notícia, que conseguiu ter como personagem principal a única coisa menos relevante que Barbara Evans, seu joelho.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.