A internet fez com que a frase “celebridade por 15 minutos” mudasse para “15 celebridades por minuto”. São os 15 bytes de fama. Alguns surgem totalmente do anonimato, para onde a grande maioria retorna após pouco tempo. Outros até conseguem usufruir da fama instantânea.
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Mahir Cagri pode parecer um nome estranho para a maioria, mas quem utiliza a internet há dez anos ou mais conhece o personagem. Mahir pode ser considerado a primeira celebridade concebida pela rede. Trata-se de um turco alto, bigodudo, fã de tênis de mesa e com um inglês confuso. Em seu site, ele distribuía beijos e convidava pessoas para ficarem em sua casa quando quisessem conhecer a Turquia. Familiar? Muitos dos que acompanharam a saga de Cagri juram que o comediante Sacha Baron Cohen se inspirou no turco para criar o hilariante Borat.
Com a popularização da internet nos últimos dez anos, o que pudemos ver foi um número cada vez maior de “celebridades micro-ondas”, pré-preparadas, de fácil ingestão, porém de substituição mais fácil ainda. A web 2.0, que transforma qualquer usuário em produtor de conteúdo, fez com que esse número crescesse ainda mais.
O site de compartilhamento de vídeos Youtube é, com certeza, o maior fornecedor de “web-celebridades”. Com quase 120 milhões de exibições, o segundo mais visto no Youtube, o vídeo Evolution of Dance (evolução da dança) mostra o comediante Judson Laipply fazendo uma linha do tempo da música e a evolução das danças. Em seis minutos, Laipply começa em 1956, com Elvis Presley, e fecha com o rapper Jay-Z, em 2003. Onde e o que está fazendo o talentoso Laipply é um mistério.
Os famosos virtuais também são comuns no Brasil. Quem não conhece a atriz Maria Alice Vergueiro, de 79 anos, com participação em diversos filmes e peças de teatro, no entanto, com certeza irá conhecer a simpática senhora que gosta de “dar um tapa na pantera” ocasionalmente. Que fique bem claro, ela fuma há 30 anos, mas não é viciada.
A sensação mundial do momento é a britânica Susan Boyle. Apesar de ter sido revelada no reality show “Britain’s got talent”, um programa de caça-talentos musicais, foi por meio da rede que Susan se mostrou para o mundo. A escocesa, de aparência incomum e jeito desengonçado, emocionou e está emocionando milhões de pessoas ao redor do mundo.
Como acontece de costume nesses programas musicais, as primeiras baterias de testes mais parecem programas de comédia, com participantes bizarros e hilários. Para todos os presentes, Susan seria mais um desses participantes e logo que entrou já foi alvo das primeiras risadas da plateia, além da total descrença por parte dos jurados. Foi só soltar a voz que a situação se inverteu. Os risos da plateia se transformaram em lágrimas emocionadas e o olhar de desdém dos jurados se transformou em olhar fixo, arregalado, boquiaberto.
O vídeo da britânica já foi visto por mais de 40 milhões de pessoas no Youtube e Susan Boyle se transformou em uma espécie de heroína. Segundo a imprensa, Susan já está recebendo propostas de algumas gravadoras.
Viva a internet. Mais uma prova de que quando usada de maneira certa, seja para emocionar, inspirar ou como um simples modo de distração, é um veículo poderosíssimo.
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