Mostra traz inéditos de Leos Carax

Foto: ASCOT ELITE
Foto: ASCOT ELITE
Leos Carax foi um daqueles garotos prodígios que estrearam na direção precocemente e de modo arrebatador. Seu Boy Meets Girl(1984), feito quando ele tinha 23 anos, não tem jeito de filme francês, mas americano. Poderia ser de Jim Jarmusch, de Permanent Vacation (1980), tamanha a semelhança de estilos – filmar em preto e branco e retratar o universo de tipos marginais. É um grande filme, embora um pouco hermético, fragmentado, minimalista até. Sangue Ruim (1986), seu segundo trabalho, em cores, não decepciona. Nunca exibidos no circuito comercial no Brasil, os longas chegam ao País em cópias digitais e remasterização supervisionada pelo próprio diretor, graças ao empenho da distribuidora Pandora Filmes.

Boy Meets Girl entra em cartaz 30 anos após a primeira exibição, no Festival de Cannes, que rendeu o Prêmio da Juventude e tornou o diretor imediatamente conhecido como revelação promissora, devido à linguagem inovadora, ousadia estética e romantismo fora do convencional. Ele mistura elementos da nouvelle vague e influências do policial noir americano e da produção independente da época. A história é protagonizada por Alex, rebelde personagem de Denis Lavant, ator-fetiche de Carax, jovem aspirante a cineasta que foi abandonado pela namorada – ela o trocou por seu melhor amigo. Em crise, joga um conhecido no Rio Sena. Sem conseguir desenvolver seus projetos, para piorar, terá de se alistar no exército dentro de três dias. Sem perspectiva, Alex passa os últimos momentos de liberdade vagando por lugares obscuros de Paris, entre devaneios e delírios. 

A trama de Sangue Ruim se passa em um futuro próximo. Gira em torno de um vírus mortal que dizima pessoas que fazem sexo sem amor. Enquanto isso, um homem desesperado e cheio de dívidas se arrisca para roubar o antídoto, com a ajuda de um rapaz dividido entre duas mulheres. Mistura de romance e ficção científica, tornou-se cult também. No elenco, Juliette Binoche, Julie Delpy e Mireille Perrier, musa de Carax.

Pandora Filmes promove a estreia dos dois primeiros longas de Carax, no Espaço Itaú de Cinema, na rua Augusta, em São Paulo.

Boy Meets Girl
Direção: Leos Carax
Elenco: Denis Lavant, Mireille Perrier, Carroll Brooks e Elie Poicard
Duração: 100 minutos

Sangue Ruim (Mauvais Sang) 
Direção: Leos Carax 
Elenco: Denis Lavant, Juliette Binoche, Michel Piccoli e Julie Delpy


Comentários

Uma resposta para “Mostra traz inéditos de Leos Carax”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.