O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou nesta segunda-feira (6) que viajará terça para Nova York a fim de assumir a presidência pro tempore (temporária) do Grupo dos 77 (G77), bloco que reúne 133 países em vias de desenvolvimento e a China. “Amanhã vou receber a responsabilidade de presidir o G77”, disse Morales em La Paz, capital boliviana, durante uma reunião de cônsules e embaixadores bolivianos.
A Bolívia foi escolhida para liderar o bloco em novembro do ano passado, com apoio da China. Evo Morales informou que terá “muito trabalho” à frente do G77 e que planeja estabelecer uma “nova agenda pela humanidade e pela dignidade dos habitantes do mundo”. Morales também anunciou que pretende realizar uma cúpula do bloco na Bolívia neste ano.
Criado em 1964, o grupo que representa os países em vias de desenvolvimento está completando 50 anos. Quando o bloco foi fundado, seus membros eram 77 países – hoje são 133, o que representa dois terços dos membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e cerca de 60% da população mundial.
Anualmente, o G77 reúne seus chanceleres em Nova York. A Bolívia receberá a presidência da Argélia, que presidiu o grupo em 2013.
Deixe um comentário