O mito da Grande Mãe

Em Roma, Diana era a deusa da caça e a protetora das mulheres que estavam para dar à luz

“Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivo, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior de nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo. É disso que se trata, afinal, e é o que essas pistas nos ajudam a procurar dentro de nós mesmos…mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana.”

O Poder do Mito – Joseph Campbell

Desejo a todos um Feliz Dia das Mães!

Divindade mais importante depois do Sol, a Lua era cultuada como esposa do Sol, ou como sua irmã gêmea Ártemis, na Grécia, ou Diana em Roma, sendo a deusa da castidade e da pureza, e também da fertilidade e da maternidade. Como deusa da caça, Diana governava os bosques, os animais selvagens, a vegetação, os regatos e as grutas. Era também protetora das mulheres que estavam para dar à luz.

A fertilidade está associada à água, ao movimento dos líquidos e uma das formas que o feminino se revela é através das emoções, da sua receptividade úmida e fertilizante.

Os ciclos lunares de 28 dias correspondem aproximadamente ao ciclo menstrual da mulher, proporcionando todos os meses a experiência deste ciclo cósmico em seu corpo e em seu psiquismo.

Para a Astrologia, a Lua representa o princípio feminino, Yin, o inconsciente, os sentimentos, as emoções, a resposta instintiva, a alma, a mãe, a família, as massas. As flutuações, a instabilidade, a sensibilidade, o instinto maternal. A Lua rege o signo de Câncer, simbolizando o arquétipo feminino e o lar.

Se observarmos os mitos, perceberemos que a Lua foi parte importante de nossas vidas.

Compreendíamos os ciclos solares e lunares e atuávamos de acordo com eles, mas atualmente estamos bastante afastados desses ritmos. O objetivo de meus escritos a cada semana, apresentando as datas de mudanças de ciclos da Lua é uma tentativa de resgate, por pequeno que seja, dessa conexão.

Também acredito que conhecer nosso signo lunar nos permite um maior contato com nossas necessidades emocionais mais profundas, algo muitas vezes desconhecido em toda sua potencialidade.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.