Astros que regem 2009

A virada para o ano de 2009 acontece em meio a alguns marcos, alguns positivos, como o do primeiro presidente negro nos Estados Unidos, e outros negativos, como a maior crise financeira dos últimos tempos, que já mostra seus efeitos no Brasil, também impactado pela tragédia de Santa Catarina, sem falar no acirramento da guerra religiosa pelos atos terroristas ocorridos na Índia. Apesar disso, é possível pensar o novo ano com otimismo? Parece que sim, pois será um tempo de mudanças. Nesse ano teremos a regência do Sol, Plutão ingressa definitivamente no signo de Capricórnio e, na astrologia chinesa, será o ano do Búfalo de Terra.

Depois de anos tão turbulentos, o ano de Sol promete trazer esperança no coração das pessoas. Como o Sol alimenta a semente da vida, novas oportunidades deverão surgir, dando-nos energia e dinamismo para investir na construção de um futuro melhor. O Sol dá otimismo e uma capacidade maior de lutar pelo que acreditamos. Nesse ano haverá uma energia propícia para o desenvolvimento da individualidade, da vitalidade, da expansão, da auto-estima e do nosso poder criativo.

Júpiter, o planeta benfeitor e dadivoso, entra no signo de Aquário a partir do dia 5 de janeiro, promovendo o desenvolvimento de alguns princípios fundamentais, como o diálogo e o entendimento entre as pessoas e, principalmente, entre os países que têm diferenças religiosas. Como Aquário é o signo da tecnologia e da ciência, haverá uma expansão nessas áreas assim como a possibilidade de uma regeneração do verdadeiro papel da política. O lado obscuro de Júpiter, que acontece quando ele fica retrógrado (entre 15 de junho e 12 de outubro de 2009), poderá afetar as lideranças mundiais que estiverem adotando medidas sociais muito avançadas.

Durante o ano, Júpiter fará três conjunções com Netuno em Aquário, ampliando o despertar da espiritualidade e das atividades culturais, podendo também afetar a saúde com epidemias transmitidas pela água. Essa conjunção também amplia a ilusão e o otimismo infundado: cuidado para não fazer investimentos perigosos!

Saturno em Virgem até o dia 30 de outubro favorece o senso de responsabilidade, a ética e o trabalho. A continuidade da oposição entre Saturno, o conservador, e Urano, o revolucionário, até outubro pode significar antagonismos sérios entre setores mais avançados da sociedade e os mais conservadores, tanto dentro dos países, como em conflitos entre as nações. É hora de entendermos o quanto das velhas estruturas deve ser mexido, jogado fora e aproveitado para que uma perspectiva nova possa começar a se delinear e que o novo, o inclusivo, tome a frente.

Com a entrada de Saturno em Libra, esse planeta começa a fazer uma quadratura com Plutão que pode criar tensões entre países que já estão em conflito. A produção de energia nuclear também poderá ser uma causadora de tensão mundial com risco de acidentes que afetarão o meio ambiente. Tendência a mudanças no jogo de forças políticas e econômicas mundial.

Em 2009, o planeta Urano permanecerá em Peixes, mantendo a preocupação coletiva com questões como meio ambiente e espiritualidade, expandindo uma tendência no mundo empresarial de olhar para as questões sociais. O planeta entra em movimento retrógrado de 1o de julho a 1o de dezembro, o que pode acirrar os confrontos entre nações ou povos por questões religiosas.

Em 2009, Plutão, o grande transformador, entra definitivamente no signo de Capricórnio, dando reviravoltas profundas nas estruturas de poder. São duas possibilidades: um Estado centralizador e autoritário, ou um limite para o poder, com a formação de estruturas do Estado que sejam mais competentes e/ou auxiliadas por conselheiros profissionais.

O mundo exigirá mais resultados dos governantes. Poderá ocorrer uma renovação dos quadros políticos, dando lugar a uma nova geração no poder. Empresas, bancos, instituições que estejam fora de uma política de maior austeridade e eficiência também poderão quebrar. Já é possível prognosticar a provável mudança do poder econômico do Oeste para o Leste, dando início a uma transformação das atuais estruturas políticas e sociais.

Em Capricórnio, signo de terra, cresce em termos globais a percepção mais clara dos problemas ligados ao planeta Terra. Assistiremos também a profundos abalos causados pelas forças da natureza, terremotos, inundações, vendavais, etc.

Ano do Búfalo
O novo ano para a astrologia chinesa – de 26 de janeiro a 13 de fevereiro de 2010 – é regido pelo Búfalo de Terra. O Búfalo é caracterizado por grande meticulosidade e excepcional capacidade de concentração no âmbito do trabalho. Apreciador da paz, da ordem e da rotina, dará essas características ao ano. O elemento Terra reforça a calma, o pacifismo, o pragmatismo, o planejamento metódico, organização, disciplina e responsabilidade.

Será um ano de reencontros com velhos amigos e, no amor, um ano excelente para firmar compromissos. Será bom para ganhar dinheiro, mas por meio de trabalho árduo. A persistência será recompensada: pessoas ou empresas no vermelho podem sair da crise. Para a agricultura deverá ser um ano favorável. Antes de empreender um novo negócio, porém, é necessário pesquisar, analisar e depois agir conforme o planejado – o Búfalo detesta ações arrojadas e imprevistas; também não tolera preguiça e desonestidade.

O BRASIL EM 2009

O ascendente do Brasil para o ano de 2009 está no signo de Aquário, o mesmo de nosso mapa radical. Essa coincidência marca um período de mudanças para o País e a possibilidade de realizações concretas daquilo que foi anunciado no mapa natal. O Sol da Revolução Solar está em conjunção com Saturno, em Virgem, e aponta um período de restrições, com a necessidade de medidas conservadoras na economia. Outro efeito dessa conjuntura astrológica é a maior preocupação com a terceira idade na saúde pública. A conjunção entre Júpiter, Netuno e Quíron no Ascendente do mapa do Brasil, em meados de 2009, porá a saúde pública em evidência, com a possibilidade de uma crise muito grave com epidemias vindas pela contaminação das águas.
Plutão fará conjunção com Urano e Netuno na Casa 11, do Poder Legislativo, anunciando a possibilidade de uma reforma política visível nesta área. A Lua progredida na Casa 2, das finanças e de nossas reservas naturais, indica possibilidades de flutuações, mas também de abundância. Marte progredido em mau aspecto com

Mercúrio, que rege as comunicações, pode indicar crise nos setores de transporte e educação.
Até março de 2009, conviveremos com severas restrições na nossa economia, o que exigirá mudanças radicais para contornar a crise externa, gerando instabilidade.
De março a junho de 2009, mesmo com nossa economia sob efeito negativo de medidas externas, Júpiter em trânsito na Casa 10 do Brasil garante o prestígio do nosso País e do presidente Lula. Pode haver mudanças nos ministérios da Justiça, Comunicações e Transporte. As estratégias das demais nações frente à crise afetarão nosso comércio exterior, com cortes radicais tanto nas exportações quanto nas importações e grandes alterações nas taxas de câmbio.
De 21 de junho até o final do ano, a economia passará a ter mudanças e resultados bastante positivos, com destaque para as comunicações, o pequeno comércio, a educação e a petroquímica.
Poderá haver ruptura com países parceiros, mas o prestígio do Brasil continuará em alta.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.