Mostra no Paço das Artes reúne mais de cem obras da coleção de Sérgio Carvalho

Round IV (2010), fotografia de Amanda Melo
Round IV (2010), fotografia de Amanda Melo

Regina Silveira, Nelson Leirner, Emmanuel Nassar, Iran do Espírito Santo, Barrão, José Rufino, Delson Uchôa, Hildebrando de Castro, Rochelle Costi, Lucia Koch, Marcos Chaves, Mauro Restiffe, Rubens Mano, Marcelo Silveira, Jonathas de Andrade, Rodrigo Braga, entre outros. Obras de todos estes nomes da arte brasileira estarão reunidas em uma mesma exposição em São Paulo, a partir do dia 25. Pois a coleção do advogado Sérgio Carvalho – com cerca de 1500 obras – é realmente grandiosa, e é uma parte dela que estará em cartaz no Paço das Artes, na mostra “Duplo Olhar – Um recorte da Coleção Sérgio Carvalho”.

Ao todo são 116 trabalhos de arte contemporânea, selecionadas pela curadora Denise Mattar. “Seu olhar atento, sensível e amoroso ajudou a consolidar muitas carreiras, e ele continua a descobrir e apoiar novos artistas”, diz Mattar sobre o colecionador, que reside em Brasília. Por acompanhar a produção de artistas de diversos Estados, Carvalho acabou adquirindo um acervo de representatividade nacional, e que diz muito sobre o Brasil. A curadora agrupou as obras em temas que traduzem alguns dos principais assuntos da arte contemporânea: “Corpo”, “Non-Sense Stories”, “Memórias-Segredos e afins”, “Referências”, “Tessituras”, “Paisagens-Paisagens”, “Luz” e “Narrativas”. “Não são conjuntos fechados, mas agrupamentos líricos que se interpenetram”, diz ela.

“A dura escolha final foi feita em conjunto com o colecionador, e por isso recebeu o nome de Duplo Olhar. E a seleção foi muito difícil, pois precisaríamos de mais espaço e tempo, e muito mais espaço e tempo. Assim, aos artistas que estão na coleção de Sérgio, mas não na exposição, peço clemência… Outras mostras com certeza virão”, escreve a curadora. A mostra fica em cartaz até dia 6 de abril de 2014 e um catálogo com todas as obras da exposição, textos e biografias dos artistas será lançado no final de março, quando será realizado um debate sobre colecionismo.

Serviço – “Duplo Olhar”
Paço das Artes (Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo)
De 25 de janeiro a 6 de abril de 2014

 

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.