Park, o engole-sapo

“Engolir sapos” é uma expressão que significa aceitar/fazer algo a contragosto, ou seja, mesmo que você não concorde. Em 2008, o sul-coreano Park Ji-sung, do Manchester United, poderia ter sido o primeiro asiático presente numa final de Liga dos Campeões, o grande torneio de clubes da Europa. Mas, teve de engolir um sapo. O técnico Alex Ferguson não relacionou o jogador para a final em Moscou, contra o Chelsea, vencida nos pênaltis pelos Diabos Vermelhos. Park chiou, mas seguiu sua brava trajetória, esperando outra chance.
[nggallery id=14660]

Aquele não era seu primeiro nem último sapo na vida. Literalmente, o sul-coreano teve de engolir muitos para chegar aonde chegou. Em ótima reportagem desta segunda-feira (25), o jornal The New York Times traça o perfil de Park, de sua infância até o sucesso no time inglês. Assinada por Jeré Longman, a matéria conta o esforço do pai de Park para fazer o filho crescer e ter condições de realizar o sonho de jogar de futebol.

Segundo a reportagem, o pai conseguiu emprego num açougue para ter os ingredientes do preparado que faria Park crescer. A fórmula mágica do crescimento incluía uma dieta pouco agradável (para dizer o mínimo): sopa de sapos! Sim, o pai de Park preparava um ensopado de carne com sapos para que o filho pudesse crescer. Uma poção mágica comum na Coreia do Sul, o país de gastronomia exótica, que inclui, por exemplo, cachorros em seus pratos.

“Tinha vezes que eu não conseguia e vomitava, por causa do gosto. Mas, eu persistia, porque o sonho de me tornar melhor jogador era maior do que ter uma refeição saborosa todos os dias”, disse Park, em documentário sobre sua vida, intitulado “Você conhece Park Ji-sung?”, citado pela reportagem do NYT.

Pois, na quarta-feira (27), o “gigante” Park (tem 1,75m) deve ser recompensado pelos sapos que engoliu na vida. Ferguson ainda não confirmou a lista de 18 jogadores relacionados para a final da Liga dos Campeões, contra o Barcelona, em Roma. Mas, há grande chance do sul-coreano tornar-se o primeiro asiático presente numa decisão do torneio europeu.

Muitos sapos depois!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.