Cinco filmes sobre robôs

O cineasta brasileiro, José Padilha, assina a mais nova versão de Robocop que estreia neste fim de semana. A história se passa no ano de 2028, quando o centro de tecnologia robótica multinacional, OmniCorp, transforma o policial Alex Murphy, gravemente ferido em serviço, em um policial com capacidades incríveis.

Desta vez, o longa conta com Joel Kinnaman no papel principal, além de Gary Oldman, Michael Keaton, Samuel L. Jackson e outros grandes nomes. Padilha, que conquistou o cenário internacional com Tropa de Elite,recebeu um orçamento de US$120 milhões para produzir um filme com uma temática que lhe é familiar: violência, falhas no treinamento policial e o poder das grandes corporações e da televisão. Há três semanas em cartaz nos Estados Unidos, o longa já arrecadou mais de US$25 milhões e está em terceiro lugar na bilheteria. 

Como uma coisa puxa outra, segue a nossa listinha de cinco filmes imperdíveis sobre robôs. 

1 – 2001: Uma Odisseia no espaço (1968)

Direção: Stanley Kubrick

Uma das grandes obras-primas do século XX, apresentou efeitos visuais avançados para a época e um brilhante uso do som como técnica narrativa. Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro emite sinais de outra civilização para  nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados por David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o objeto na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane.

2 – Guerra nas Estrelas (1977)

Direção: George Lucas

A saga que se tronou um verdadeiro fenômeno cultural, reúne legiões de fãs conhecedores de cada detalhe desta ficção científica. A primeira trilogia, ou os últimos três episódios, começa quando Darth Vader (palavra que significa pai em alemão) termina a construção da Estrela da Morte, estação espacial que finalmente o dará o poder de destruir a Aliança Rebelde. Algumas das cenas mais icônicas do enredo acontecem nesses três primeiros longas. A segunda trilogia, ou os primeiros três episódios, se passa mais de 20 anos antes da primeira e segue a juventude de Anakin Skywalker. 

3 – Robocop (1987)

Direção: Paul Verhoeven

Um dos maiores sucesso de bilheteria dos anos 1980, ganhou uma série de TV na década seguinte e cinco videogames. Conta a história de Alex Murphy, um policial de Detroit que é brutalmente mutilado depois de uma perseguição e é transformado em um cyborg destinado ao combate ao crime. Robocop se torna o defensor da lei e da ordem em uma Detroit repleta de corrupção e crime. Em certo momento, o cyborg se vê atormentado pelas memórias de Alex e decide ir atrás daqueles que o destruíram em primeiro lugar. O longa conta ainda com uma ponta do guitarrista Eddie Van Halen, ele interpreta um cidadão comum que dá sua opinião sobre a greve dos policiais a um repórter.

4 – Eu, Robô (2004)

Direção: Alex Proyas

O longa, baseado no livro homônimo de Isaac Asimov, se passa em 2035 e conta a história do Detetive Del Spooner, chamado para investigar a morte de um amigo, funcionário da empresa US Robotics que está prestes a lançar um novo modelo de robôs. Spooner acredita que seu amigo tenha sido assassinado por um robô chamado Sony, ele parece ser capaz de quebrar as Três Leis da Robótica: robôs não podem machucar humanos; devem obedecer a humanos, caso isso não contradiga a Primeira Lei; e devem proteger a si mesmos, caso isso não contradiga a Primeira e a Segunda Leis. 

5 – Inteligência Artificial (2001)

Direção: Steven Spielberg

Diante da possibilidade de perder o único filho, doente, em estado vegetativo, um casal adota um androide criança criado para amar seus pais eternamente. Assim que o filho verdadeiro se recupera o robô causa um acidente e a mãe o abandona na floresta com um urso de pelúcia também dotado de inteligência artificial. A dupla é separa com um despejo de robôs destinado à destruição por um grupo de ativistas que acredita que as máquinas dominarão a Terra. Em sua fuga, conhecem Gigolo Joe, um robô adolescente programado para se prostituir. Juntos eles partem à Cidade Vermelha para encontrar o Dr. Saber, um supercomputador que sabe todas as respostas. 



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.