Falha no sistema interligado provoca falta de energia em várias regiões

Uma falha ocorrida às 14h03 desta terça-feira (4) na linha de transmissão de energia que liga as regiões Norte e Sudeste causou “uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocando a interrupção no fornecimento de energia em uma linha de 500 kV nas regiões Norte e as regiões Sudeste/Sul”, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Mais de 3 milhões de unidades consumidoras ficaram sem energia.

“A falha ocorreu entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões”, diz nota do ONS, que não informou que tipo de problema ocorreu, se de ordem física (incidente com a rede), ou ainda se o episódio está relacionado ao fato de a demanda estar atingindo níveis históricos, em período de estiagem nos reservatórios.

Houve o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema, informpou o ONS.

Segundo ainda o ONS, às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. “Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas”, informou. Bairros da cidade do Rio e de outros municípios fluminenses, por exemplo, ficaram cerca de duas horas sem energia elétrica, até às 16h24.  


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.