Começa nesta sexta-feira (07), na cidade de Sochi, no Sudeste da Rússia, a Cerimônia de Abertura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Apesar de as competições terem começado na quinta-feira, o evento marca o início oficial da Olimpíada que acontece até o dia 23 de fevereiro.
No total, 88 nações irão competir em Sochi, um recorde para os Jogos Olímpicos de Inverno, que terá a estreia de competidores de países em que tradicionalmente não praticam esportes de inverno, como Timor Leste, Dominica, Zimbábue, Malta, Paraguai, Togo e Tonga. Serão mais de 3 mil atletas.
Em relação às competições, serão 97 séries de medalhas em 15 esportes: biatlon, curling, patinação, esqui, trenó, hóquei, entre outras variedades dessas modalidades.
Com 13 atletas, o Brasil vai ter representantes em modalidades inéditas até então. Na última edição das Olímpiadas de Inverno, em Vancouver-2010, o Brasil participou com cinco atletas em três modalidades.
Nas disputas de gelo, o Brasil conta com sete atletas. O quarteto do bobsled masculino (Edson Bindilatti, Edson Ricardo Martins, Fábio Gonçalves Silva e Ordilei Carlos Pessoni), a dupla do feminino (Fabiana dos Santos e Sally Mayara), além da patinação artística, com Isadora Williams.
Na neve o país estará representado por mais seis atletas. Isabel Clark estará mais uma vez no snowboard, Jhonatan Longhi e Maya Harrisson competem no esqui alpino e, finalmente, Leandro Ribela e Jaqueline Mourão figuram no esqui cross country.
Com o acidente de Lais Souza durante treinamento nos Estados Unidos, a vaga no esqui aerials ficou com a companheira de equipe Josi Santos.
Deixe um comentário